24 JUN 2022
Saúde leva prevenção às drogas ao Piquiri

Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde esteve nesta quinta-feira (23/06), no distrito do Piquiri, para uma ação preventiva ao uso de álcool, tabaco e outras drogas junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus. A atividade, dirigida aos estudantes dos 6º ao 9º anos, integra o Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido no Município em parceria pelas secretarias da Educação, da Saúde e 24ª Coordenadoria Regional de Educação. Em trabalho conjunto com a diretora da instituição, professora Edila Mara Rodrigues Pereira, as enfermeiras da SMS, Anatacha de Quadros e Paola Brendler, discorreram sobre questões relativas à saúde mental e o impacto das drogas na saúde física, além de responderem as dúvidas dos alunos.

O ciclo 2022 do PSE teve início em março e, nesta edição, abordará com o público das escolas pactuadas no programa demais temas como a promoção da segurança alimentar e prevenção da obesidade infantil, saúde bucal, atividades físicas e combate ao sedentarismo, o combate ao mosquito da dengue e prevenção a Covid-19. O objetivo do programa, sob a coordenação do Governo Federal, é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em Cachoeira do Sul são 10 escolas mobilizadas, agregando gestores, profissionais de educação e da saúde, bem como toda a comunidade escolar de regiões distintas, em torno do incentivo de hábitos mais saudáveis e melhoria da qualidade de vida de aproximadamente 1,7 mil alunos de nível fundamental.

ESCOLAS PACTUADAS NO PROGRAMA

* ESF Promorar/EMEI Sagrado Coração de Jesus