31 OUT 2017
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Apenas 30 famílias quiseram as cisternas gratuitas

Na última sexta-feira (27) a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em companhia da Stas, Smed e Emater, efetuou o cadastramento dos moradores do Cerro dos Peixotos interessados em receber um kit de materiais gratuitos para 50 cisternas. O processo aconteceu nas dependências da Escola Municipal Pio XII e houve apenas 30 famílias inscritas para receber calhas, tubulações e um reservatório de cinco mil litros para captação de água da chuva. A mão de obra para instalação é responsabilidade dos beneficiados.

Segundo o secretário Ronaldo Tonet, a localidade foi escolhida devido à carência de água para consumo humano. Os poços artesianos são de difícil perfuração na região, além de ser comum a obtenção de águas salobras ou com excesso de flúor” explica Tonet. A verba para compra das cisternas é do Fundo de Gestão Compartilhada da Prefeitura/Corsan. Durante todo o dia de inscrições para as cisternas os técnicos da Stas atualizaram 16 cadastros únicos e bolsas famílias.

META – Como não foi atingida a meta de 50 cisternas, as inscrições dos interessados agora de qualquer parte da zona rural de Cachoeira do Sul continuam na Secretaria da Agricultura, localizada na Rua Gabriel Leon 1.109, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Comder seleciona

A escolha dos contemplados com os kit cisternas ficará a cargo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder) obedecidos os seguintes critérios:

1) Possuir cadastro único na Stas – 10 pontos;

2) Fornecer mão de obra para instalação da cisterna – 10 pontos;

3) Número de pessoas beneficiadas – 5 pontos por pessoa;

4) Difícil acesso da residência – 10 pontos

5) Família com crianças, idosos e/ou portador de necessidades especiais – 5 pontos por pessoa.

Kit cisternas

Um reservatório de cinco mil litros, calhas e tubulações para a captação de água da chuva.