27/09/2017
Curso de Terminação de Cordeiros para Grupo de Ovinos

Mais uma capacitação oferecida pelo Programa Juntos para Competir foi realizada esta semana. O curso de terminação de cordeiros faz parte do cronograma de atividades desenvolvido dentro de um ciclo de quatro anos (2017-2020), onde o objetivo final é a formação de lotes conjuntos de animais para viabilizar a comercialização.

Atualmente o grupo é composto por vinte produtores que são mobilizados para as atividades através da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária sob a responsabilidade do seu Departamento Animal, resultante de uma parceria firmada desde 2014 com sistema SEBRAE/SENAR e viabilizado por intermédio do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul. A Emater também é parceira na capacitação.

EFICIÊNCIA PRODUTIVA – Tendo como foco a comercialização através do acesso ao mercado, o projeto busca o aumento da eficiência produtiva, através da qualificação e padronização dos animais, incrementando assim a rentabilidade e a competitividade dos sistemas produtivos.

Alguns dos resultados práticos esperados ao final do projeto está a redução da mortalidade de cordeiros, o aumento da produtividade em quilo de peso vivo por hectare e o aumento da taxa de desfrute determinando um aumento do número de animais para venda.

Fazem parte do cronograma do programa até o final do ano, visita técnica em propriedades, consultorias de gestão, atendimento técnico para exames de ultrassonografia, exames andrológicos, manejo pré e pós-parto, além de avaliação de índices de sustentabilidade do empreendimento rural.

Curso gratuito

Todas as capacitações, atividades e assistências técnicas são oferecidas gratuitamente ao produtor durante todo o decorrer do projeto, o que se traduz num enorme ganho de conhecimento e de incremento

dos resultados financeiros dentro da propriedade. Prática realizada na propriedade da Empresa Paralelo 30 que consorcia o cultivo de nogueiras e a criação de ovinos com enfoque na terminação de cordeiros e participante do Programa.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.