15 AGO 2022
Pacientes da EAP Central já têm sua geloteca

O secretário Marcelo Figueiró inaugurou na tarde desta segunda-feira (15/08) a segunda geloteca da rede municipal de saúde, desta vez na Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, localizada no prédio do INSS. Criada através do Projeto Parceiros no Acolhimento, do Ambulatório Vida – onde está situada a primeira unidade -, a recém-criada biblioteca em geladeiras tem como proposta oferecer aos pacientes títulos de diferentes gêneros literários, a fim de que se possa cumprir com o objetivo do projeto, que é acolher os usuários dos serviços de saúde e compartilhar experiências oferecendo leitura enquanto estes aguardam pelo atendimento. Os pacientes também podem levar os livros para casa e devolver nas consultas seguintes.

A solenidade contou com a presença da professora Dóris Brasil, que representou a secretária municipal da cultura, Clarisse Almeida, e do secretário de meio ambiente, Geraldo Fogliarini, de ambas as pastas que são parceiras da iniciativa. Na ocasião, a EAP Central recebeu a doação de títulos cedidos pela Biblioteca Municipal, que encaminhará também obras para as unidades dos demais oito postos de saúde da zona urbana. A outra boa notícia foi revelada pelo secretário Fogliarini, que já garantiu a doação do eletrodoméstico (recolhido pela Prefeitura na promoção da Feira do Descarte) para a próxima geloteca.

HUMANIZAÇÃO

Segundo a coordenadora da iniciativa, a agente redutora de danos Suzana Weirich, através do projeto é possível humanizar os ambientes e propagar a cultura nos bairros, por meio dos postos de saúde. “A ideia de criar a primeira geloteca surgiu no Ambulatório Vida, nos trabalhos que desenvolvemos com os grupos terapêuticos, valorizando o uso compartilhado da literatura, que estimula o debate de temas diversos nas reuniões semanais do Projeto Parceiros no Acolhimento”, relatou. As doações de livros, assim como de geladeiras sem uso, são bem-vindas na sede do Ambulatório Vida, situado junto a sede da SMS, no antigo Hospital da Liga. Mais informações pelo telefone 3724-6018.

Autor: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde