11 MAI 2017
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Programa Juntos para Competir dá início às atividades de 2017

Um grupo de ovinocultores formado através do Programa Juntos para Competir (JPC), existente em Cachoeira do Sul desde 2014 por demanda da Secretaria da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Emater e Sindicato Rural, começa seu novo ciclo de capacitações e atividades.

Fazem parte do JPC o Sebrae, Senar e Farsul, entidades estas ligadas ao agronegócio que fornecem as condições para que os produtores possam aprimorar-se na criação de ovinos, oferecendo de forma gratuita assistência técnica, cursos, participação em eventos e dias de campo. Este Programa tem duração de quatro anos, com atividades que acontecem geralmente uma vez ao mês.

Neste mês de maio será elaborado o cronograma de atividades para o ano de 2017, levando em conta as demandas dos produtores com reunião marcada para o próximo dia 26, às 14h, na sede do Sindicato Rural, no Parque da Fenarroz.

APRIMORAMENTO – Este ano e nos próximos três, o projeto será focado no aprimoramento produtivo e mercadológico da ovinocultura, buscando implementar melhorias nos aspectos produtivos e gerenciais da atividade, bem como na organização da cadeia produtiva, fomentando a aproximação do elo produtivo com a indústria.

É importante salientar que os participantes estejam dispostos a empreender ações em conjunto, visando a formação de lotes para entregar o produto para a Indústria como objetivo final.

PARTICIPAÇÃO

A participação do produtor é feita através de um Termo de Adesão e as vagas são limitadas, podendo as inscrições serem feitas através dos telefones:

EMATER/ASCAR: 998898415

Sindicato Rural: 3722 2797

Secretaria da Agricultura: 3724 6094

Grupo de criadores de ovinos

Paralelamente, está sendo formado um grupo de criadores de bovinos, buscando o aumento da eficiência produtiva, implementando a rentabilidade e a competitividade dos sistemas produtivos da pecuária de corte. Este grupo também estará se reunindo na sede do Sindicato Rural no dia 26 de maio, às 10h.

IMPORTANTE

Os produtores de ovinos que quiserem participar da atividade do ENCORTE, que será realizado no dia 17 de maio, em Santa Maria, terão transporte gratuito custeado pelo PJC, com vagas preferenciais para os produtores que já aderiram ao Programa.