22 AGO 2022
Secretaria de Obras em mais uma etapa para a construção de novas carneiras

A Secretaria Municipal de Obras está nesta semana fazendo mais uma etapa para a construção de 80 novas carneiras junto ao Cemitério Jardim da Paz. O trabalho está na fase final de construção do quarto e último andar. Serão quatro andares de carneiras (40 em cada lado com 4 fileiras com 10 carneiras em cada).

Com o tempo úmido das últimas semanas, a equipe precisou aguardar mais tempo para a secagem do cimento para iniciar a última etapa. Depois disso ainda é preciso fazer o piso no entorno para então poder disponibilizar os espaços.

O trabalho é coordenado pelo Secretário Municipal de Obras, Marcos Carneiro. "Sabemos que concluir este trabalho o mais breve possível é uma das metas da administração. O prefeito José Otávio Germano é sabedor da importância disso e nos pede muita atenção a este assunto. Por isso, sempre que o tempo permite, uma de nossas equipes está lá para dar andamento a esta obra", afirma o secretário.

Devido à dificuldade de disponibilidade de carneiras, foi publicado no Diário Eletrônico da última sexta-feira um novo chamamento para as famílias que não pagaram a anuidade das carneiras para que regularizem a situação. Caso isso não aconteça em um prazo de 30 dias após a publicação do edital, a carneira é aberta e a ossada é retirada, abrindo vaga para novos sepultamentos.

Quando é feito o aluguel de uma carneira, está incluído o pagamento para a manutenção por três anos. Hoje o valor é de R$ 568,00. Quando a partir do terceiro ano a taxa de manutenção não é paga (valores entre R$ 85,00 a R$ 160,00) e a família não busca regularização após chamamento por edital e por telefone, a carneira é aberta, os ossos são retirados e colocados em um saco identificado e destinado ao ossário. Deste local, a família tem até 3 anos para fazer o resgate do material. Caso isso não aconteça, ele é enviado para o ossário geral de onde não pode mais ser retirado.

Autor: Patricia Miranda