24 AGO 2022
Técnicos da CEEE conhecem trabalho da Defesa Civil

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Defesa Civil, recebeu nesta quarta-feira uma equipe de técnicos da CEEE que trabalham nos Planos de Segurança de Barragens (PSB) e implementação dos Planos de Ações Emergenciais (PAE), atendendo a Política Nacional de Segurança das Barragens (PNSB) de acordo com Lei 14.066, de 2020.

A Equipe da Defesa Civil realizou no início do mês uma visita e treinamento junto às Barragens e Usinas Hidrelétricas administradas pela CEEE na Cascata do Rio Jacuí.

A visita dos técnicos da CEEE em Cachoeira do Sul teve o objetivo de conhecer o trabalho realizado pela Defesa Civil do Município junto à Barragem do Capané, no mapeamento e cadastro de famílias dentro da área de inundação, elaborando planos complementares para o atendimento de situações de emergência.

Além do PAE da Barragem do Capané, a Defesa Civil elaborou um Plano de Ação para toda a área afetada e através de capacitações e treinamento de servidores municipais de diferentes secretarias envolvidas, resultando em mais dois planos específicos para a Barragem e um de atendimento de urgências e emergências em Saúde, elaborado pela Secretaria da Saúde e um de acolhimento e abrigamento de pessoas afetadas, elaborado pela Secretaria Municipal da Inclusão Social (SMIS).

Estas ações atendem a meta do 5. Ações de Preparação para o Enfrentamento de Desastres do Programa Cachoeira do Sul Resiliente que prevê avaliar, estudar e se preparar para emergência de empreendimentos que estão instalados em Cachoeira do Sul ou que podem causar danos e prejuízos ao Município, trabalhando de maneira integrada com os empreendedores, visando o desenvolvimento econômico, a preparação das equipes segurança da população e trabalhadores envolvidos.

Autor: Patricia Miranda