26 AGO 2022
Defesa Civil leva educação e prevenção para Escola Dora Abreu

A Prefeitura Municipal iniciou os trabalhos do projeto “Defesa Civil Na Escola - Educar para Prevenir” com um encontro com a direção, professores e funcionários da EMEF Dora Abreu. O encontro foi promovido para apresentação do projeto que integra o Eixo 2 - Ações Educacionais do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, que tem por objetivo desenvolver ações educativas e de formação para todos os níveis de ensino, desenvolvendo uma cultura de prevenção e preparação para o enfrentamento de desastres.

O Projeto “Defesa Civil na Escola – Educar Para Prevenir”, desenvolverá ações que visem qualificar o gerenciamento de riscos de desastres no ambiente escolar, qualificando professores, funcionários e alunos para administração de eventos adversos que possam alterar o ambiente escolar visando a segurança global da escola e comunidade, pois os alunos também receberão treinamentos e orientações para ações de emergências e principalmente terão na sua formação o tema proteção e defesa civil como uma rotina.

O prefeito José Otávio Germano destacou a importância da iniciativa. “Este projeto terá a coordenação da Defesa Civil pela expertise nas ações de prevenção, mitigação, preparação e reposta mas envolverá todas as secretarias municipais e órgãos de urgência, emergência e segurança estaduais e federais. É um projeto de Cachoeira do Sul para garantir a segurança de toda a comunidade escolar e desenvolver em nossa cidade uma cultura de prevenção a todo e qualquer risco.

O projeto será desenvolvido como piloto em duas escolas, uma na sede do Município (EMEF Dora Abreu) e em uma escola do meio rural (EMEF Taufik Germanos). Deste piloto, teremos como resultado a elaboração de Planos de Contingência e Simulados de ações de risco nas Escolas para preparação de todos, onde podemos avaliar a execução das ações previstas, e compartilhar estas ações para todas as Instituições de Ensino de nossa cidade.

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul destaca a integração das instituições envolvidos em especial das Escolas pois os principais protagonistas neste projeto será a própria escola que através de treinamentos e capacitações vão elabora seu Plano de Contingência, o papel das instituições será as capacitações, será de der facilitadores deste processo e certamente a cidade ganhará muito no que diz respeito à segurança.

Autor: Patricia Miranda