29 AGO 2022
Agentes mirins e voluntários da Defesa fazem cadastro de moradores das áreas de risco de inundação no Bairro Cristo Rei

No sábado (27) a Defesa Civil de Cachoeira do Sul em ação realizada pelas equipes de agentes mirins e agentes voluntários, fizeram o cadastro de famílias ribeirinhas recorrentemente afetadas pela inundação no Bairro Cristo Rei. A equipe de trabalho contou com 28 agentes de instituições como Demolay, Rotaract, Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia e Escoteiros Ibiraiaras, além de técnicos da Defesa Civil.

A ação tem por objetivo identificar a área, cadastrar famílias e animais e com estes dados poder ter uma ação mais rápida e eficiente em nossas remoções que acontecem de maneira preventiva, antes que a água atinja as residências reduzindo os danos e prejuízos para as famílias e dando mais segurança às equipes de trabalho.

A ação atende ao Eixo 5. Ações de Preparação para o Enfrentamento de Desastres, do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, que tem como objetivo a preparação das equipes que integram a Proteção e Defesa Civil e a comunidade para o enfrentamento de desastres, 4.1. Realizar e reavaliar o cadastro de áreas de situação de risco bem como e ao Eixo 3. do Programa, Ações de Comunicação e Interação, uma vez que as equipes integraram material informativo e prestaram informações à comunidade sobre o Projeto 3.4. Realização de ações de campanhas educativas para cadastramento da comunidade para o recebimento de alertas de risco e nível do Rio Jacuí.

O mapeamento visitou 93 residências. Destas, 86 foram encontradas os moradores e em 7 os moradores não estavam em casa. Foram cadastradas 257 pessoas, com uma média de 3 pessoas por casa. Quanto aos animais domésticos, havia uma média de 2 cães por residência e 1 gato a cada duas casas. Além destes animais, os moradores têm galinhas, coelhos, porco, cavalos, ganso e porcos-da-índia, totalizando 523 animais.

Esta atividade coordenada pela Defesa Civil teve como diferencial o cadastramento feito efetivamente por crianças e adolescentes formados em capacitação de agentes mirins e voluntários de Defesa Civil. “Um de nossos objetivos é uma mudança cultural, desenvolvendo na comunidade um olhar sobre proteção e Defesa Civil”, explica o coordenador, Edson das Neves Júnior.

As informações resultantes deste mapeamento qualificam o trabalho de preparação e resposta da Defesa Civil quando da ocorrência de inundações; nos trazem informações de rotas de acesso e localização das residências; números que servem para planejar abrigo para pessoas e também animais; aproxima a Defesa Civil da população e atualiza contatos que são essenciais para troca de informações e continuidade do serviço de retirada preventiva das famílias.

A ação de mapeamento no modelo desenvolvido pela Defesa Civil deverá ter continuidade no Bairro Cristo Rei avaliando áreas de menor recorrência de inundações e também desenvolvido em outras áreas do perímetro urbano e rural.

ROTARY CLUB CACHOEIRA DO SUL: A Ação de mapeamento estreou os uniformes, coletes e bonés doados pelo Rotary Cachoeira do Sul ao projeto agentes mirins e voluntários, com recursos obtidos através de projeto aprovado pelo Clube junto a Fundação Rotária. O uso do uniforme de identificação é fundamental nas ações de Defesa Civil, pois eles identificam o agente junto à comunidade e serve de referência a quem busca auxílio.

Autor: Rayssa Porto