12 ABR 2016
AGRICULTURA E PECUÁRIA
I Semana Acadêmica Curso Agronomia da UERGS

Agricultura Familiar e Agroecologia

Foi aberta na manhã desta terça-feira (12-04) na localidade de Três Vendas, a Primeira Semana acadêmica do Curso de Agronomia da UERGS – Campus Cachoeira do Sul. Realizado no Centro Nativista Estância da Tradição, junto a Estação Agronômica da Universidade (Antigo Patronato Agrícola) o evento contou com a participação de alunos, professores, autoridades locais e agricultores. Na oportunidade, representando a UERGS, o diretor do Campus Professor Benjamin Dias Osório Filho relembrou de todas as espatas e dos esforços empreendidos por toda a comunidade para a conquista do Curso de Agronomia no Município.

“ Nem parece verdade o que estamos vivenciando agora. Tantas dificuldades passamos para termos este curso e agora já estamos na terceira turma. Todos aqui confraternizando na nossa primeira Semana Acadêmica”, comemorou.

O Prefeito Neiron Viegas alertou para o delicado momento pelo qual passa o Brasil e conclamou à reflexão, para que as pessoas consigam estabelecer nexos entre os avanços sociais e os fatos da atualidade:

“ No meio de toda essa turbulência é bom avaliarmos com calma os riscos que correm as conquistas recentes da sociedade como, por exemplo, o acesso às universidades públicas. De lado estão aqueles que querem ver os filhos dos pequenos agricultores no ensino superior público e gratuito? E aqueles que sempre defenderam que isso seja privilégio dos que menos precisam, como se posicionam? Esta análise é indispensável para compreender este momento”, refletiu Neiron.

Como o Curso de Agronomia da UERGS tem sua base curricular focada na Agricultura de Base Familiar e na Agroecologia, estes serão os temas centrais das palestras, oficinas e atividades de campo que compõe a programação da I Semana Acadêmica do Curso de Agronomia da UERGS Campus Cachoeira do Sul.