14 SET 2022
Sindilojas é ponto de descarte de lâmpadas

A primeira remessa com cerca de 100 quilos de lâmpadas de descarte recebida pelo Sindilojas de Cachoeira do Sul já teve destino correto e não corre risco de poluir o meio ambiente.

Descartar lâmpadas usadas incorretamente pode ser muito nocivo para a saúde humana. Isso porque, apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada fluorescente, por exemplo, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, metal pesado e tóxico.

Ao romper-se, uma lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os. Se forem lançadas em locais inadequados, as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos d'água, chegando à cadeia alimentar. O mercúrio é um metal que umavez no organismo, ele permanecerá para sempre.

Uma parceria entre o Sindilojas, através do presidente Antônio Trevisan e a Secretaria de Meio Ambiente, permite que a comunidade faça a entrega das lâmpadas queimadas. Inicialmente, a entidade recebia apenas material de associados. Mas, diante da necessidade de existir um local permanentemente aberto para descarte do restante da comunidade, o Sindilojas firmou a parceria com o Município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, a empresa que faz recolhimento e a destinação final tem um cronograma de busca mensal do material, não deixando lâmpadas acumuladas por muito tempo.

Autor: Patricia Miranda