25 NOV 2015
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Apoio da Prefeitura e Emater possibilita a criação de nova agroindústria

A localidade de Rincão dos Kiefer passa a contar a partir de hoje (25) com uma agroindústria para a produção de embutidos, a Linguiças Tallowitz. De propriedade familiar, o investimento de João Tallowitz teve apoio e orientação da Prefeitura de Cachoeira do Sul, através do Programa Municipal de Desenvolvimento das Agroindústrias Familiares, e da Emater. O prefeito Neiron Viegas e o deputado estadual Zé Nunes prestigiaram a inauguração.

Atualmente com 24 agroindústrias funcionando ou em processo de instalação, Neiron falou da possibilidade de com o Programa, transformar a realidade da Agricultura Familiar local, o que segundo o prefeito precisa ser valorizada como uma das “riquezas do Município”.

Já o deputado Zé Nunes lembrou que apesar dos avanços na legislação das agroindústrias, ainda é necessário avançar em muito no apoio e no incentivo aos agricultores familiares. “Quero das os parabéns para o município ter um programa organizado para dar viabilidade e legalidade aos produtores, e a nossa agricultura tem sido fundamental para o desenvolvimento do Estado, e agregar valor a nossa produção, transformar a produção no local aonde ela acontece é algo fundamental para o desenvolvimento”, lembrou o Zé Nunes.

O chefe do Escritório da Emater em Cachoeira do Sul, Luciano Mazuim, destacou o sucesso de iniciativas como essa que fortalecem a criação de cadeias produtivas locais. Já o secretário Jânio Macedo, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, falou que Cachoeira precisa de mais ideias e iniciativas como essa e que muito do trabalho da SMAP, além do auxílio técnico, está no convencimento dos produtores em aderir ao Programa.

Para saber mais:

Os objetivos do Programa Municipal de Desenvolvimento das Agroindústrias são:

fortalecer e fomentar ações em prol da agricultura familiar; oferecer assistência e acompanhamento técnico nas diferentes etapas do processo de produção, industrialização e comercialização; prestar apoio adequado a fim de facilitar a implantação e legalização das agroindústrias; apoiar e promover cursos de capacitação técnica e de gerenciamento de recursos; prestar apoio na elaboração de projetos e orientação na busca de canais de crédito.

Agroindústria familiar é o empreendimento com área construída de até 250m², instaladas na zona rural ou urbana do Município, cuja matéria prima utilizada seja de origem vegetal ou animal. O abastecimento da matéria prima deve ser de, no mínimo, 30% proveniente da produção rural do Município. A mão de obra utilizada pelas agroindústrias beneficiadas pelo programa deve ser de, no mínimo, 70% proveniente da própria família do proprietário