29 SET 2022
Prorrogada novamente a campanha contra a poliomielite

A campanha de vacinação contra a poliomielite (para crianças menores de 5 anos de idade) foi prorrogada novamente, desta vez até o dia 22 de outubro, no Rio Grande do Sul. A decisão vale também para a multivacinação de atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o motivo para o aumento do prazo é a baixa cobertura vacinal. O índice está em 60,48% no Estado, o que representa cerca de 335 mil crianças entre um e quatro anos. A meta da campanha é atingir 95% do público, estimado em 554 mil crianças nessa faixa etária.

A campanha começou no dia oito de agosto e a previsão inicial de término era o dia 9 de setembro. Com a procura aquém do esperado, o Ministério da Saúde já havia determinado que a iniciativa fosse encerrada apenas nesta sexta-feira (30/09). Com a ampliação, o objetivo continua sendo reiterar a importância da vacina e estimular os pais e responsáveis a regularizarem a condição vacinal de crianças e adolescentes, tendo em vista que os índices de doenças como a polio e o sarampo vêm aumentando nos últimos anos.

Os esforços em torno das doses de rotina (que inclui as doses contra a gripe, sarampo, poliomielite, entre outras) coincidem com a realização da vacinação contra a Covid-19, sobretudo em busca de se ampliar os índices de reforço contra a doença. Os imunizantes em questão poderão ser administrados de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do calendário, na população a partir de três anos de idade.

CONTEXTO LOCAL

Segundo dados apurados pelo Setor de Imunizações do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), em Cachoeira do Sul a vacinação contra a poliomielite alcançou, até dia 28 de setembro, 2.454 das 3.884 crianças até cinco anos de idade, ou seja, 63,18% da meta. Qualquer uma das nove unidades da rede municipal de saúde estão preparadas para a aplicação das doses, seja do calendário de rotina, contra a gripe ou covid-19. Estão sendo oferecidos imunizantes para todos os públicos, de acordo com o esquema vacinal de cada paciente. Para a 4ª dose da Covid-19 estão habilitados usuários a partir dos 40 anos, desde que respeitado o intervalo mínimo de 4 meses a partir do primeiro reforço (terceira dose). Para estimular melhores índices de cobertura vacinal, a Secretaria Municipal da Saúde passou a oferecer, desde a semana passada, o serviço de imunização aos cachoeirenses até às 19h. O horário estendido está sendo aplicado na Estratégia de Atenção Primária (EAP) Central, junto ao prédio do INSS, onde a sala de vacinas funciona agora das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

MULTIVAÇÃO – POLIOMIELITE, DOSES DE ROTINA E COVID-19

Salas de Vacinas – Segundas às sextas-feiras