29 SET 2022
Prefeitura e Rotary continuam nos bairros contra a pólio até sexta-feira

A Prefeitura Municipal e o Movimento Rotário Cachoeirense continuam até esta sexta-feira (30/09) com a ação conjunta pela vacinação contra a poliomielite pelos bairros da cidade. A iniciativa, executada pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio dos clubes de serviço – na sonorização e pessoal de apoio para divulgação -,está percorrendo 20 regiões da cidade visando estimular a imunização. As equipes de vacinadores e agentes comunitários de saúde são acompanhadas por ferramenta de som que faz o chamamento dos pais e responsáveis pelas crianças que estiverem com a caderneta da vacinação em atraso.

A proposta da parceria é ampliar a proteção dos menores contra a doença, que já esteve erradicada no país e ameaça retornar devido à queda nos índices de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde prorrogou até o próximo 22 de outubro a Campanha Nacional de Imunização contra a Poliomielite (crianças menores de 5 anos de idade) e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Com a adesão abaixo dos níveis considerados satisfatórios, a Secretaria Municipal da Saúde está diversificando ações para estimular a imunização de crianças e adolescentes.

PARCEIRO

O Rotary, por sua vez, é parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite e tem um trabalho comunitário de mais de 35 anos nas ações de combate à doença. Com a colaboração dos clubes de serviço, o personagem Zé Gotinha está distribuindo pirulitos às crianças no roteiro pelos bairros. Em Cachoeira do Sul, a vacinação contra a pólio alcançou, até esta quarta-feira (28/09), 2.454 das 3.884 crianças até cinco anos de idade, ou seja, 63,18% da meta estabelecida pelo Governo Federal.

AÇÃO NOS BAIRROS

Dias: 28, 29 e 30 de setembro

Horários: 10h às 12h e das 16h às 18h

Bairros: Augusta, Xangrilá, Parque Primavera, Volta da Charqueada, Cristo Rei, Carvalho, Centro, Fátima, Santo Antônio, Soares, Bom Retiro, Universitário, Tibiriçá, Noêmia, São José, Ponche Verde, Oliveira, Marina, Promorar e Habitar Brasil.

Vacina: Poliomielite (gotinhas)

Alvo: crianças menores de 5 anos de idade