29 SET 2022
Cachoeira do Sul mobilizada em prol do turismo local e regional
Servidora Lívia Lima, turismóloga do município

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), promoveu nesta quarta-feira (28), o 1º Seminário de Turismo de Cachoeira do Sul, no Auditório da SICREDI, alusivo ao Dia Mundial do Turismo comemorado no dia 27 de setembro.

Vanessa Simon, secretária da SMTEL, deu início aos trabalhos, salientando a importância de valorizar os atrativos locais e de fazer uso das estruturas ofertadas no município, para que assim, redes de cooperação e trabalho, entre os atores envolvidos, sejam projetadas e executadas da maneira mais empreendedora e responsável possível. Visando desta forma, o desenvolvimento econômico diversificado e uma melhor qualidade de vida, por intermédio da venda de produtos e serviços turísticos.

A vice-prefeita Angela Schuh explanou sobre a importância do evento no processo de criação e maturação da cadeia produtiva específica e sobre o potencial turístico histórico-cultural do município, que se manifesta por várias vertentes e conta com a colaboração de diversas representatividades na comunidade.

Lívia Lima, turismóloga do município, conduziu o Seminário, que contou com a exposição de materiais promocionais de atrativos e eventos, bem como, do artesanato local, retratando a identidade municipal.

Com o tema “A importância da iniciativa privada, em parceria com o setor público, no desenvolvimento turístico do município e região”, o evento reuniu cerca de 80 participantes e contou com intensa interação da plateia, provocada pelas explanações dos palestrantes:

– Bianca Trindade: Turismóloga de São João do Polêsine e coordenadora do Fórum Regional de Turismo – Região Central (RS). “Como desenvolver o turismo em seu município?”;

– Conselho Municipal de Turismo: COMTUR de Novo Cabrais, representado pelas Sras. Flaiane San Martin, Flávia Glasenapp Borstmann e Marceli Muller Menezes. “Roteiro Turístico Caminhos da Natureza”;

– Carlos Henrique Karsten Júnior: Analista de Projetos do SEBRAE/RS. “Oportunidades do turismo para micro e pequenos empreendedores”.

O evento está disponível pelo link:

O Departamento de Turismo fica à disposição pelo telefone 51 37246088 e pelo e-mail:

smtel@cachoeiradosul.rs.gov.br

Autor: Rayssa Porto