11 NOV 2022
Seminário apresentou experiências exitosas da EJA

A Secretaria Municipal de Educação realizou na quinta-feira (10) à noite o Seminário de Experiências Exitosas da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino. A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Angela Schuh, participou do evento que aconteceu no Siprom.

Os professores das cinco escolas que ofertam a modalidade EJA ensino fundamental trocaram conhecimentos sobre as práticas e projetos realizados com seus alunos.

Escolas Municipais – A EMEF Dora Abreu, do bairro Cristo Rei, foi representada pela professora Cássia Camila de Oliveira Machado que falou sobre o trabalho realizado em torno da arte, consciência negra e raciocínio lógico. A colocação no mercado de trabalho foi o tema da apresentação da EMEF Alarico Ribeiro, do bairro Alto do Amorim, representada pelo professor Maiquel Ivan Rossato. Já a EMEF Dr. Baltazar de Bem, do bairro Marina, com o professor Henrique Rudolfo Hettwer, trouxe a experiência da horta orgânica e da temática da produção textual. Para falar pela Escola Cívico Militar Dinah Néri Pereira, do bairro Noêmia, a professora Joice Anne Alves Carvalho trouxe as experiências da EJA com a temática cultural e do mercado de trabalho e a EMEF Maria Pacicco de Freitas, do bairro Bom Retiro, com as professoras Nilva dos Santos Rosa e Ana Luísa Lopes Moraes Brochi, trouxe as experiências do trabalho interdisciplinar.

Com a palavra, os ex-alunos da EJA – O ponto alto do Seminário foi a participação de ex-alunos da EJA falando sobre suas experiências e como a passagem pela Educação de Jovens e Adultos impactou na sua vida. A hoje professora Patrícia Menezes Godinho do Nascimento e sua mãe, Margarete da Silva Menezes Schmidt, concluíram seus estudos do ensino fundamental na EMEF Dora Abreu. Elas destacaram a acolhida que receberam na Escola. Após retomar os estudos, Margarete tornou-se empreendedora e hoje é proprietária de um salão de beleza.

Também participaram os ex-alunos Ronaldo Costa (EMEF Baltazar), Fernanda Veiga (ECIM Dinah Neri) e Ana Cristina Domingues Soares (EMEF Pacicco).

Autor: Eloisa Uliana - Fotos: Graziela Alves