25 NOV 2022
Pesquisadores e americanos visitam o Zoológico de Cachoeira do Sul

Nesta quinta-feira (24) os pesquisadores Felipe Peters e Marina Favarini, responsáveis pelo Projeto Felinos do Pampa, por intermédio da bióloga Flávia Tirelli, coordenadora do Geoffroy's Cat Working Group, Visitaram o Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul para apresentar as instalações aos conservacionistas norte-americanos Kylie Rose e Brian Braitsch.

Eles são proprietários do Amazing Animals Inc. e integram o Feline Conservation Foundation, organização sediada na Flórida e que atua em mais de 10 países na conservação de felinos silvestres mantidos sob cuidados humanos, seja em zoológicos profissionais
ou mantenedores particulares.

Os visitantes ficaram encantados com a beleza do Zoo e com toda a dedicação e esforço do servidor Darcy Ribeiro Almeida e demais integrantes da equipe coordenada pelo biólogo Alisson Boyink. Além da troca de informações referentes ao manejo e bem-estar dos animais, os visitantes buscaram avaliar a possibilidade de integrar o Zoo de Cachoeira do Sul a um futuro roteiro turístico internacional, voltado à observação de felinos silvestres.

Atualmente o zoo de Cachoeira do Sul mantém duas espécies de felinos de grande porte: a onça-pintada e o puma; e cinco felinos de pequeno porte: a jaguatirica, o gato-do-mato-grande, o gato-do-mato-pequeno, o gato-maracajá e gato-mourisco. Entre as espécies citadas, os felinos de pequeno porte podem ser consideradas raras em abrigos mantidos fora da América do Sul, o que tende a atrair os olhares de visitantes internacionais.

Autor: Patricia Miranda