02 DEZ 2022
Artesãos cachoeirenses criam peças valorizando a sustentabilidade e identidade local

O artesanato é uma atividade que possui muito valor. Cada produto criado é um reflexo da dedicação e talento do artesão. O artesanato revela-se como um importante aliado, em relação ao turismo, pois faz com que o turista leve consigo, uma lembrança material exclusiva de tudo aquilo que foi visto e vivenciado no local visitado

A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer - SMTEL e o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, por intermédio, da turismóloga Livia Lima,  visando fomentar a incrementação econômica e sustentabilidade ambiental, firmou parceria com as Associações de Artesanato do município, ASCART e ASSOARTE e indústrias.

A parceria visa a produção e comercialização de produtos artesanais sustentáveis com valor agregado, a partir do momento que tais produtos manifestem e divulguem a identidade de Cachoeira do Sul, tendo como inspiração os monumentos, prédios tombados e atrativos, bem como, as maiores produções agrícolas do município (arroz, nozes, oliveiras).

Para tanto, esta nova rede de apoio e produção conta, até o momento, com o apoio das empresas Divinut, Trevisan Alimentos  e Lagar H, com a doação de resíduos provenientes da noz pecã, arroz e oliveiras, respectivamente.

A ideia de sustentabilidade se concretiza pelo aproveitamento dos resíduos doados. Desta forma, evitando-se o descarte de materiais que ainda podem ser utilizados, o transporte desnecessário dos mesmos e estimula um novo ciclo de conscientização ambiental.

As produções já estão sendo expostas em eventos realizados em outros municípios, fazendo parte do acervo de promoção/divulgação de Cachoeira do Sul, e as Associações estão se fazendo presentes nas Praças Honorato e Bonifácio, expondo seus produtos durante as ações do NATAL CACHOEIRA 2022.

Atenção

Todo e qualquer artesão é bem- vindo! A SMTEL também procura novas empresas apoiadoras para a parceria!!

Para mais informações, entre em contato com Livia Lima pelo telefone 51 37246088

Autor: Patricia Miranda