07 DEZ 2022
Sicredi doa placas para sinalização de emergência na Barragem do Capané

O presidente do Sicredi Centro/Leste, Paulo Alex Falcão entregou a vice-prefeita Angela Schuh e ao coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior e ao Coordenador da Regional do Irga, o  engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, 12 placas para serem instaladas na Barragem do Capané para sinalização em caso de desastre no local. As placas são um ponto importante para o atendimento ao Plano de Ação Emergencial (PAE) previsto pela Política Nacional de Segurança das Barragens.

A Defesa Civil contribui com o IRGA na elaboração do Plano de Ação Emergencial e  elaborou um Plano de Ação Complementar para toda a área afetada e através de capacitações e treinamento de servidores municipais de diferentes secretarias envolvidas, resultando em mais dois planos específicos para a Barragem e um de atendimento de urgências e emergências em Saúde, plano que está sendo adaptado para outros eventos adversos e que eta sendo coordenado pela Secretaria da Saúde e um de acolhimento e abrigamento de pessoas elaborado pela Secretaria Municipal da Inclusão Social (SMIS).

Estas ações atendem a meta 5. Ações de Preparação para o Enfrentamento de Desastres do Programa Cachoeira do Sul Resiliente que prevê avaliar, estudar e se preparar para emergência de empreendimentos que estão instalados em Cachoeira do Sul ou que podem causar danos e prejuízos ao Município, trabalhando de maneira integrada com os empreendedores, visando o desenvolvimento econômico, a preparação das equipes segurança da população e trabalhadores envolvidos.

O Prefeito José Otávio Germano atendeu a solicitação do IRGA e determinou a Defesa Civil e Secretaria de Agricultura para que coordenem as ações necessárias para garantir a segurança dos produtores a jusante da Barragem e também todo o apoio necessário para que a Barragem do Capané atenda a Lei de Segurança de Barragens e para isto todas as Secretarias Municipais estarão envolvidas neste processo.

O Prefeito destaca a iniciativa do IRGA nesta parceria com a Prefeitura Municipal e pela iniciativa de atender a legislação, sendo pioneira no segmento barragens de inundação em segurança, bem como a iniciativa da SICREDI e Celetro em contribuí neste projeto.
Autor: Patrícia Miranda