07 DEZ 2022
Projeto Educar para Prevenir

Encerrou na última sexta-feira (2), a segunda fase do Projeto Educar para Prevenir, que integra o Programa Cachoeira do Sul Resiliente, elaborado pelo Gabinete do Prefeito José Otávio Germano e coordenado pela Defesa Civil de Cachoeira do Sul.

O Educar para Prevenir tem como objetivo principal desenvolver na comunidade a cultura da prevenção ao risco de desastres e a preparação para o enfrentamento de eventos adversos e está sendo desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Educação e Saúde, Defesa Civil do Estado do RS e Defesa Civil Municipal, órgãos e instituições de Segurança, Urgência e Emergência como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar e SAMU e com a participação educacional de professores e alunos da ULBRA e apoio Rotary Club Cachoeira do Sul.

O Projeto Educar para Prevenir está sendo desenvolvido em conjunto com todas as instituições envolvidas e é um projeto-piloto no qual o objetivo final é, além de promover um ambiente mais seguro no ambiente escolar, desenvolver protocolos junto aos profissionais da Educação para ação em situações de risco.

Para o desenvolvimento deste projeto-piloto a Secretária de Educação e Vice-prefeita Angela Schuh decidiu por desenvolver o projeto em uma escola da sede, EMEF Dora Abreu, e uma escola do meio rural, EMEF Taufik Germanos, para que o projeto tenha a experiência de atividades em diferentes ambientes.

Preparação para direção, professores e alunos

Na primeira fase, direção, professores e funcionários da escola tiveram um encontro com profissionais da Defesa Civil, onde se trabalhou o tema Proteção e Defesa Civil e identificação de ameaças e vulnerabilidades no ambiente escolar.

Na segunda fase, que encerrou nesta sexta-feira, professores e alunos foram separados em grupos e participaram de oficinas de treinamentos de preparação para o enfrentamento das mais diversas situações de risco dentro do ambiente escolar e fora dele também.

As oficinas que se desenvolveram desde a Educação Infantil até as Séries Finais abordaram temas como primeiros socorros, saúde pessoal, endemias, comportamento em situações de desastres, aproximação e contato com órgão de proteção e segurança bem como com os serviços de urgência e emergência, prevenção e combate a incêndio e ainda treinamento específico para evacuação da escola em caso de necessidade.

A terceira fase do projeto será a realização de um exercício simulado para treinamento das equipes e da escola de acordo com as oficinas realizadas

Posteriormente ao simulado serão elaborados protocolos de ações que serão disponibilizados a rede educacional para que sejam adaptados a realidade de cada ambiente de ensino.

O Projeto Educar para Prevenir está sendo acompanhado pela Defesa Civil Estadual como um possível modelo a ser implantado em demais Municípios, nesta fase a Defesa Civil da Cidade de Santa Maria esteve em Cachoeira do Sul para acompanhar o Projeto com o objetivo de levar esta experiência para o seu Município.

Autor: Adrine Zigulich Martins
07/12/2022