15 FEV 2023
SMEd conclui Curso de Capacitação de Monitores

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeira do Sul concluiu nesta semana o Curso de Capacitação de Monitores, com carga horária de 120 horas. Nesta edição, participaram 42 monitores, nomeados após o último concurso da Secretaria, e que já estão atuando na rede municipal de ensino nas áreas da inclusão e da educação infantil.

A programação do Curso buscou contemplar os mais variados assuntos e situações que podem ser encontrados pelos monitores no ambiente escolar, além de informações necessárias para o bom andamento do trabalho.

Conteúdo do Curso - Acolhimento Motivacional; O monitor e sua importância no ambiente escolar; Legislação - Aspecto legal; Perfil e ética profissional; Educação Inclusiva na escola e a diversidade no ambiente escolar; Necessidade de um monitor; Atribuições do monitor e Direitos e deveres do monitor; Público-alvo atendido pelo monitor Educação Infantil e Ensino Fundamental e Deficiência Intelectual; Deficiência física e Paralisia cerebral; TEA; Noções do desenvolvimento Infantil; TOD; TDH / TDAH; As diferentes deficiências; Ser educador: ofício da amorosidade; Manejos, rotinas, organização; A escuta especializada dentro do trabalho de um monitor, como evitar problemas sérios no espaço profissional; Síndrome de Down; Cuidados com Higiene e Sexualidade; Inclusão Escolar: experiências Europeias; Documentos e registros; As diferentes deficiências e Deficiência visual; Psicomotricidade e Cuidados com locomoção; Cuidados com manipulação de alimentos; Primeiros Socorros; Aspectos psicológicos da inclusão; Escola como Rede de proteção da infância; Deficiência auditiva/libras; Capacitismo; O monitor na Educação Infantil: relatos de sucesso; Transtornos de fala e linguagem; Relato de mães; O monitor na inclusão: um relato de sucesso e Parceria de sucesso: trabalho AEE e monitores.

A finalização do Curso está prevista para o dia 27 de fevereiro, no Encontro de Abertura do Ano Letivo.

Conforme informações da Equipe Multidisciplinar da SMEd, que coordenou a capacitação, a mesma foi muito proveitosa e motivadora para os monitores.

Uma nova edição deve ser feita nos próximos meses para os demais monitores que foram nomeados.

Autor: Eloisa Uliana