23 FEV 2023
Trocadas as 100 primeiras lâmpadas de LED

A nova iluminação de LED de Cachoeira do Sul chegou nesta quinta-feira (23) a marca das 100 primeiras unidades substituídas. A equipe da Embralux segue atuando no Bairro Promorar, primeira região escolhida pelo prefeito José Otávio Germano para receber a melhoria.

Diariamente a Secretaria de Obras e a de Planejamento recebem a lista com as ruas que já tiveram as lâmpadas substituídas. Todo o material retirado é repassado para a Secretaria de Obras para colocação no interior. O Bosque será o primeiro distrito a receber as lâmpadas retiradas da cidade.

POSTES DE MADEIRA – A equipe que está fazendo as trocas alerta que quando há postes de madeira entre os que receberão as LEDs, o primeiro passo é avaliar a estrutura para verificar se ela pode receber lâmpada. Se é possível, a troca é feita. Se não é possível, é passado um relatório para a RGE e feito o pedido de troca de poste.

“É importante que a comunidade saiba disso, pois há dúvidas sobre o motivo de alguns postes de madeira terem ficado sem a LED. Mas garantimos que, assim que acontecer a troca do poste de madeira por um de concreto, a lâmpada será substituída”, explica a secretária de Planejamento, Cláudia Scarparo.

O que você achou das novas lâmpadas de LED?

Ficou ótimo. Agora a rua parece um dia. Ficou muito melhor para circular e agora temos mais segurança. Nunca pensei que nosso bairro seria o primeiro a receber as lâmpadas, pois ficamos muito distantes do centro, mas foi muito bom sermos os primeiros contemplados”.

Cleusa Maria Gomes Hoppe, manipuladora de alimentos da EMEI Sagrado Coração de Jesus (escola do bairro) e moradora da Quadra 16.

“Essas novas lâmpadas estão muito boas. Agora a gente tem uma visão de toda a rua. Conseguimos enxergar tudo de longe. Minha casa é de esquina e as lâmpadas de LED estão dos dois lados. Fica tudo bem claro”.

Joice Ayres, dona de casa, moradora da Quadra 4.

“Ficou muito bom. Agora tudo é mais claro. Foi uma grande ideia do prefeito José Otávio trocar todas as lâmpadas antigas por essas. Fico feliz de ver todos nosso bairro sendo beneficiado. Elas clareiam até dentro de casa”.

Valdemar Gonçalves da Silva, morador da Quadra 5.

“Não posso reclamar da Prefeitura porque sempre que pedia para arrumarem as lâmpadas, sempre me atendiam. Mas agora, com essa nova, está tudo muito melhor. Ela clareia tudo e isso deixa a gente mais seguro porque conseguimos ver de longe tudo que acontece na rua”.

Garibaldi Flores Carvalho, servente aposentado, morador da Rua da Prefeitura.

Autor: Patricia Miranda / Fotos: Adrine Zigulich Martins