28 FEV 2023
É hora de entrar no Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SMTEL), em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), convida o empresariado cachoeirense a fazer parte do Cadastur, ferramenta que visa cadastrar pessoas físicas e jurídicas, que atuam no setor de turismo direta e indiretamente, para promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil.

Este vínculo garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista e divulgação dos empreendimentos.

Conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para:

Acampamentos Turísticos;

Agências de Turismo;

Meios de Hospedagem;

Organizadoras de Evento;

Parques Temáticos;

Transportadoras Turísticas;

Também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

E opcional para as seguintes atividades:

Casas de Espetáculo

Centros de Convenções

Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos

Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva

Locadoras de Veículos para Turistas

Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos

Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos

Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares

O MTur fornece o certificado que atesta a regularidade do cadastro, que tem validade de 2 (dois) anos, dos prestadores elencados no artigo 21 da Lei 11.771/2008. Tanto o cadastramento como sua renovação são gratuitos.

Os prestadores cadastrados terão como vantagens:

Acesso a financiamento por meio de bancos oficiais;

Apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo;

Incentivo à participação em programas e projetos do governo federal;

Participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo;

Visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Cadastro e mais informações pelo endereço eletrônico https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/capa/entrar#capaInicio.

A turismóloga do município, Livia Lima, fica à disposição pelo telefone 37246088 e pede a colaboração de todas as empresas que possam fazer parte deste cadastro, salientando que esta ferramenta é de grande valia para o processo de categorização de Cachoeira do Sul dentro do PRT - Programa de Regionalização do Turismo e de sua permanência no Mapa do Turismo Brasileiro.