03 MAR 2023
Projeto para construção do trevo da UFSM está pronta

A Secretária de Planejamento, Cláudia Frey Scarparo e a coordenadora da Central de Projetos, Luciula Pinto, estiveram na Caixa Federal em Santa Maria nesta semana para apresentar o projeto para a construção do trevo de acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de Cachoeira do Sul.

O pré-projeto de engenharia foi desenvolvido por estudantes da própria UFSM/Cachoeira dentro do laboratório de mobilidade. Após, ele foi encaminhado para o Daer que fez o projeto técnico. A Prefeitura ficou responsável pelo projeto orçamentário e futura execução e acompanhamento da obra.

Foram três horas de análise do projeto, que tem mais de 200 páginas. “Fizemos uma análise prévia conjunta e criteriosa junto com os técnicos. Vamos fazer as alterações propostas e depois ele retorna oficialmente para a Caixa. Já tivemos a sinalização deles de que o projeto será tratado com prioridade. Nossa ida foi muito positiva para evitar possíveis idas e vindas do projeto para alterações”, explicou Cláudia.

Projeto deve custar cerca de R$ 1,5 milhão

Agora, após colocar as alterações propostas pelos técnicos da Caixa, os profissionais da Secretaria de Planejamento poderão fechar o projeto orçamentário da obra, mas a estimativa é de que ele fique na casa de R$ 1,5 milhão.

A próxima etapa é buscar recursos para tirar a obra do papel. O principal apoiador do projeto até o momento é do senador Lasier Martins. Dele já há R$ 800 mil garantidos, sendo R$ 200 mil destinados em 2021, R$ 300 mil de 2022 e mais R$ 300 mil confirmados na tarde desta quinta-feira (02).

Autor: Patricia Miranda