09 MAR 2023
Escola Cândida recebeu a exposição itinerante “Resgate-se”

A exposição itinerante “ Resgate-se ", nesta quinta-feira (09), fez passagem na Escola Candida Fortes Brandão. A atividade promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher contou com a participação dos estudantes.

Em homenagem a "Cabo Toco", primeira mulher a integrar as fileiras da Brigada Militar, em 1923, Theodóra Eckel Scortegagna, 9 anos, se caracterizou com uma farda. Já representando Dandara dos Palmares, guerreira negra do período colonial do Brasil, foi Elisabelli Lopes Farias, também de 9 anos.

Clarice Dresch, diretora da escola comentou sobre a atividade, “Nós amamos o projeto, uma maneira muito atrativa e rica em conhecimento e cultura para envolver os estudantes”.

A atividade contou com a Rainha do Carnaval de Cachoeira do Sul 2023, Sirlei Lopes, que falou sobre a história do uso do turbante, "É uma peça que retrata toda nossa resistência, tudo que enfrentamos até chegar aqui", disse a rainha.

A ação foi feita para alunos do 4ª ao 7ª ano do turno da manhã. A professora Angeloce Scheffel fez questão de estender a exposição para as demais turmas do turno da tarde.

Elisandra Martins, coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, ressaltou que a exposição foi um despertar entre os alunos sobre importantes conquistas sociais e políticas das mulheres.

A atividade integra o calendário oficial em comemoração ao Mês da Mulher de Cachoeira do Sul.

Autor: Adrine Zigulich Martins