10 MAR 2023
Encontro estadual de Defesa Civil
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul participou do Encontro Estadual de Defesa Civil, nos dias 08 e 09, cidade de Santiago, também participou no evento o Vereador Jeremias Madeira representando a Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul.

Realizado nas dependências da URI o encontro foi realizado com foco no fortalecimento dos órgãos de proteção e defesa civil dos municípios, sendo o Projeto de Lei criado pelo Prefeito José Otávio Germano, que implantou no Município o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil citado como exemplo de boas práticas e disponibilizado como modelo.

Outro tema amplamente abordado foi o enfrentamento a estiagem, com foco em ajuda humanitária, transporte e armazenamento de água potável, captação e armazenamento de água e dessedentação animal, além de ações de prevenção, mitigação e resposta a incêndios em vegetação, e ainda sistemas de previsão, alerta e monitoramento climatológico.

Participam do Evento a Defesa Civil Estadual e Sala de Situação SEMA/RS, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Emater, e CMPC.

Cachoeira do Sul está com o Decreto de Situação de Emergência já reconhecido junto ao Governo Federal mas ainda aguarda algumas definições das negociações entre os Governos Estadual e Federal para sobre a possibilidade de ampliar os itens disponibilizados para ações de resposta para enviar sua solicitação, uma vez que após projeto enviado uma nova solicitação seria possível somente após executado 80% da primeira proposta e isto seria praticamente impossível no prazo legal.

Representantes estaduais e de outros municípios solicitaram a realização de um novo encontro, na cidade de Cachoeira do Sul, considerando os projetos desenvolvidos no município através do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, nos próximos dias este tema começa a ser discutido entre o estado e o município.
Autor: Adrine Zigulich Martins