14 MAR 2023
Mês da mulher desencadeia mutirão pela saúde feminina

A Secretaria Municipal da Saúde deflagra neste mês, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, um mutirão contra o câncer de colo do útero e câncer de mama em três pontos da rede pública de saúde. A programação prevê intensificar os protocolos que envolvem a saúde feminina nos próximos três sábados, das 8h às 14h, nos postos de saúde dos bairros Quinta da Boa Vista (18/03), Ponche Verde (25/03) e Marina (01/04). Nestas ocasiões, as equipes de enfermagem da SMS farão o acolhimento das mulheres e o acompanhamento dos exames preventivos, com ênfase na especialidade ginecológica. As pacientes serão encaminhadas a exames que detectam o vírus HPV (Papanicolau) e, após rotina estabelecida pelo Ministério da Saúde, podem ter indicação para mamografias na prevenção ao câncer de mama (este último para pacientes com mais de 40 anos).

Estarão aptas a procurar atendimento nos próximos sábados as mulheres residentes nas três áreas indicadas para o mutirão, as quais foram definidas pela Secretaria Municipal da Saúde por apresentarem maior demanda reprimida para exames nesta área. Para tanto, as pacientes devem entrar em contato com as unidades para agendamento prévio.

PROGRAMAÇÃO DO MUTIRÃO

18/03 (sábado) – 8h às 14h

EAP Quinta da Boa Vista

25/03 (sábado) – 8h às 14h