16 MAR 2023
Vai começar o Carnaval 2023
Imperadores do Samba, de Porto Alegre, é uma das atrações do Carnaval 2023

Começa na noite desta sexta-feira o Carnaval 2023 de Cachoeira do Sul. A folia inicia às 21h com o tradicional bloco das virgens. O desfile começa na Rotatória das 5 Esquinas e vai até a Praça da Caixa d´Água. Não é necessário inscrição prévia. Quem quiser participar, basta estrar no local da saída no horário marcado. Na Praça, será escolhida a Virgem Destaque do Carnaval 2023. A noite terá também a participação especial da Drag Queen Glória Blun. Além do bloco das virgens, desfilam nesta sexta o bloco Boca Cheia e Cachoeira Milgrau.

A folia segue na noite de sábado com o desfile oficial das escolas de samba. Neste ano, a Aldeanos do Samba e Unidos da Vila disputarão o troféu de vencedora do Carnaval 2023. O desfile inicia às 20h, saindo do cruzamento da Rua Júlio de Castilhos com Duque de Caxias e encerrando na esquina com a Juvêncio Soares. Cada uma das escolas terá uma hora para fazer o percurso. Nesta sexta, o apresentador do desfile será o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Itamar Luz. No sábado, o apresentador será o servidor da Secretaria de Administração, Dilon Gularte Costa Junior.

CONVIDADOS ESPECIAIS – A iniciativa de promover o Carnaval fora de época foi do prefeito José Otávio Germano. A ideia foi garantir a oportunidade para que os cachoeirenses pudessem de fato estar na cidade durante a festa, oferecer uma atração para os moradores da região e trazer também escolas de samba de fora da cidade para dar ainda mais brilho à folia.

Os convidados deste ano são as escolas Imperadores do Samba (Porto Alegre) e Embaixadores do Ritmo (Rio Pardo). “Queremos um carnaval bonito, atrativo e que leve alegria e descontração aos cachoeirenses e visitantes. Acredito que todas as pessoas envolvidas estão dando o seu melhor para que estas duas noites de carnaval seja de muita diversão”, destacou o prefeito José Otávio Germano.

Escolas visitantes vão trazer representação de suas alas

As Escolas de Samba Imperadores do Samba (Porto Alegre) e Embaixadores do Ritmo (Rio Pardo), prometem um show dentro do desfile deste sábado. A Imperadores trará cerca de 70 integrantes sendo 30 deles ritmistas, um no cavaco e dois intérpretes. Velha guarda, ala das baianas, mestre-sala e porta-bandeira e porta-estandarte estão confirmados.

A Embaixadores vem com aproximadamente 100 integrantes. Somente na bateria são cerca de 40. A comissão de frente, porta-estandarte, mestre-sala e porta-bandeira, passistas e ala das baianas estão entre eles. Ambas vão apresentar as fantasias e o tema do desfile deste ano.

Fechamento das ruas

O fechamento das ruas para o desfile desta sexta-feira será a partir das 18h. O trânsito será fechado entre a Rotatória das 5 Esquinas até a Praça da Caixa d´Água. No sábado, o fechamento também será a partir das 18h, desde a Rotatória das 5 Esquinas até Juvêncio Soares. Todas as transversais neste trajeto também serão bloqueadas com cones. Servidores da Prefeitura estarão no local dando orientações. O pedido é que os motoristas não deixem seus veículos nestas ruas a partir destes horários.

Ordem do desfile

- Corte do Carnaval 2023 e Banda Veterana

- Bloco Cachoeira Milgrau

- Imperadores do Samba (Porto Alegre)

- Embaixadores do Ritmo (Rio Pardo)

- Escola Aldeanos do Samba

- Bloco Aquece/Bar do Preto

- Escola Unidos da Vila

Importante

O Carnaval 2023 é promovido pela Prefeitura de Cachoeira do Sul através da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio das demais secretarias municipais, pela Amicus e tem o patrocínio da Corsan.

Quem é Drag Queen Glória Blun

Glória Blun é Drag Queen, apresentadora de vários eventos na região da fronteira oeste, como o Miss Drag Queen RS que acontece em Rosário do Sul. Atualmente é Top Drag do Rio Grande do Sul, fazendo parte da corte oficial da Diversidade do Rio Grande do Sul. É ainda apresentadora da TV em Cena no Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, hostess e performan em casas noturnas; Natural de Rosário do Sul, Glória é personagem de Fábio da Rosa, 28 anos, maquiador, publicitário, produtor de eventos, artista de teatro e carnavalesco. Já atuou por duas gestões no departamento de Turismo em Rosário do Sul sendo Secretário de Turismo na última gestão.

Autor: Patricia Miranda