21 MAR 2023
Cursos de capacitações tecnológicas do Espaço 4.0 abre 132 vagas

O Espaço 4.0 abre inscrições para capacitações tecnológicas. São ao todo 132 vagas para três diferentes cursos. O projeto foi implantado pela Secretaria do Planejamento do município e é coordenado por Cristina Castro.
Os cursos disponíveis são os de Manutenção de Computadores e Notebooks (60 vagas), Consertos de Celulares e Tablet (36 vagas) e Desenho e Planejamento da Impressora 3D (36 vagas) com carga horária de 60 horas.

As inscrições e os cursos são gratuitos. As inscrições podem ser feitas nos CRAS Cidadania, Frota e Zona Norte, nas Secretarias do Planejamento e Inclusão Social e também no próprio Espaço 4.0, que fica localizado na Rua Pinheiro Machado s/n, esquina com a Rua Presidente Vargas.

Para as inscrições, os interessados devem ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e a folha resumo do Cadastro Único e idade de 15 a 29 anos.

O Curso de Manutenção de Computadores e Notebooks, tem o início previsto para abril, e será ministrado pelo SEAC, nos turnos da manhã e tarde, com aulas presenciais. Os cursos de Consertos de Celulares e Tablet, e Desenho e Planejamento da Impressora 3D, ainda não tem previsão de início. No final, cada curso contará com um certificado de conclusão.

Para demais informações, deverá entrar em contato com o número 51 3723-6160.

Importante

A Secretaria de Meio Ambiente, através do setor de Educação Ambiental, é parceira do projeto com a doação de computadores para manutenção. A entrega foi feira pela bióloga Talita Silva a coordenadora Cristina Castro

O que é o Espaço 4.0?

O Espaço foi conquistado após a destinação de uma Emenda Impositiva do deputado Federal Marlon Santos no valor de R$ 310.942,32. A proposta é oferecer atividades de capacitação para jovens que tenham capacitação tecnológica para manutenção e serviços de reparo de computadores e notebooks, celulares e tablets e desenho e planejamento em impressora 3D, preparando o aluno para atuar no mercado de trabalho. Cachoeira do Sul é uma das três cidades do Rio Grande do Sul beneficiadas com o projeto.

O Espaço 4.0 promoverá o ambiente criativo de inovação e estimulará o aprendizado dos jovens com os aparatos de modelo educacional, fomentará o acesso de jovens de 15 a 29 anos a novos recursos tecnológicos, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mundo do trabalho. Oferecerá um espaço capaz de promover a capacitação, convívio e troca de experiências e conhecimentos de jovens de 15 a 29 anos.

A implementação de 23 unidades do Espaço 4.0 foi firmada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em 2020. Cachoeira do Sul é um dos municípios de 10 estados brasileiros que receberão o investimento que deve chegar a R$ 6,9 milhões deste projeto do Governo Federal. As unidades são equipadas com tecnologia de última geração para a capacitação de jovens em vulnerabilidade social.

Cursos oferecidos:

Manutenção de Computadores e Notebooks:

O curso de Capacitação Tecnológica para Manutenção de Computadores e Notebooks do Espaço 4.0, tem como objetivo preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho, oferecendo serviços de reparo e manutenção em notebooks e computadores. Com o curso o aluno aprenderá e ter domínio previsto sobre:

- Conhecer a parte física (hardware) dos equipamentos;

- Como montar e desmontar desktop e notebook;

- Quais ferramentas utilizar;

- Sistema de abertura e fechamento de notebooks;

- Substituição de peças para reparo ou upgrade;

- Normas e procedimentos técnicos relativos à instalação e manutenção de recursos computacionais, - Quais os principais problemas e suas soluções.

Capacitação Tecnológica para o conserto de Celulares e Tablets

O curso de Capacitação tecnológica para o conserto de celulares e tablets do Espaço 4.0 tem como objetivo preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho, oferecendo serviços de reparo e manutenção de celulares e tablets das mais diversas naturezas e fabricantes, realizando reparos e manutenção corretiva e preventiva. Com o curso o aluno aprenderá a ter domínio sobre:

- Localização de defeitos e soluções com fonte de alimentação;

- Identificação de defeitos através de esquemas elétricos;

- Identificação de componentes principais;

- Identificação de defeitos e troca de telas display;

- Identificação de defeitos e troca de telas touch;

- Identificação de defeitos e troca de frontais;

- Ressolda e troca de conectores diversos (carga, chip, memória, fone);

- Solda e ressolda de micro-componentes;

- Ressolda completa de placa;

- Desoxidação após ter contato com algum tipo de líquido ou umidade;

- Atualização e reinstalações de software;

- Atualização e restauração de software;

- Leitura, resets e hard reset de códigos de segurança;

Capacitação Tecnológica em Desenho e Planejamento em Impressora 3D

O curso de Capacitação Tecnológica em Desenho e Planejamento em Impressora 3D do Espaço 4.0, tem como objetivo preparar o aluno para atuar no mercado de trabalho oferecendo serviços de manuseio, programação e prototipação para utilização de Impressora 3D Com o curso, o aluno irá aprender e ter domínio sobre:

- Planejar e confeccionar desenhos técnicos em três dimensões;

- Elaboração de Maquetes Eletrônicas para impressão em três dimensões,

- Modelagens de imagens e desenhos em três dimensões entro das normas técnicas vigentes.

Autor: Adrine Zigulich Martins