22 MAR 2023
Edecon de Cachoeira completa 29 anos

O Escritório de Defesa do Consumidor (Edecon) de Cachoeira do Sul completa 29 anos hoje, dia 22 de março. O Edecon foi criado pela Lei Municipal 2692/1994 e sancionada pelo então Prefeito Ivo Renê Pinto Garske, com o objetivo principal de orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo.

Desde o início da gestão do Prefeito José Otávio Germano (2021), o escritório atendeu 1.567 pessoas. O serviço é coordenado pelo bacharel em Direito, Izak Streb e conta ainda com a chefe de atendimentos, a também bacharel em Direito, Sabrin Dauli Baja Misleh Ahmad.

Izak explica que o trabalho do Edecon permite uma série de benefícios na hora de mediar um conflito entre empresa e cliente. “Procuramos resolver tudo de forma muito rápida. Muitas demandas podem ser resolvidas com uma ligação. Com isso, colaboramos para desafogar o judiciário do grande número de ações novas que ingressam diariamente e resolvemos de forma ágil o que poderia demorar um longo período se fosse de forma judicial”, explica o coordenador. Hoje, 92% dos casos que chegam ao Edecon são solucionados.

TELEFONIA E EMPRÉSTIMO - A principal demanda do Edecon segue sendo as empresas telefônicas seguido dos empréstimos consignados indevidos (os quais não são solicitados pelo consumidor). Existe ainda grande procura por problemas com internet, TV por assinatura e garantias. Mas, quando surge qualquer conflito entre empresa e consumidor, o Edecon pode ser acionado.

“Buscamos cada vez mais apresentar para a comunidade o trabalho que prestamos para que as pessoas possam utilizá-lo sempre que necessário. É um serviço gratuito, rápido, em que a pessoa é atendida assim que chega, sem necessidade de agendamento. Qualquer pessoa que tenha um conflito com um fornecedor de bens ou de serviços, pode nos procurar. Nossa missão é resolver tudo o mais breve possível”, frisa Izak.

Serviço:

Edecon – XV de Novembro (junto à SMIC)

Atendimento das 8h30min às 17h

Telefone para contato: 37230155.

Autor: Patricia Miranda