24 MAR 2023
Sábado de saúde feminina na ESF Ponche Verde

A Secretaria Municipal da Saúde dá sequência neste sábado (25/03), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ponche Verde, ao mutirão contra o câncer de colo do útero e câncer de mama da rede pública de saúde. A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher iniciou no final de semana passado (dia 18/03), no Bairro Quinta da Boa Vista, com 42 atendimentos e 38 coletas para exames. A ação tem como proposta intensificar os protocolos que envolvem a saúde feminina e continuará no próximo dia 1º, na EAP Marina. Nestas ocasiões, as equipes de enfermagem da SMS fazem o acolhimento das mulheres e o acompanhamento dos exames preventivos, com ênfase na especialidade ginecológica.

As pacientes são encaminhadas a exames que detectam o vírus HPV (Papanicolau) e, após rotina estabelecida pelo Ministério da Saúde, podem ter indicação para mamografias na prevenção ao câncer de mama (este último para pacientes com mais de 40 anos). Estarão aptas a procurar atendimento aos sábados as mulheres residentes nas três áreas indicadas para o mutirão, as quais foram definidas pela Secretaria Municipal da Saúde por apresentarem maior demanda reprimida para exames nesta área. Para tanto, as pacientes devem entrar em contato com as unidades para agendamento prévio.

SAÚDE BUCAL

Na ação deste sábado no Ponche Verde, a equipe da Secretaria Municipal da Saúde ampliará os serviços com a avaliação da saúde bucal das pacientes. O atendimento acontece também das 8h às 14h e, como nas demais atividades, as interessadas devem agendar um horário.

PROGRAMAÇÃO DO MUTIRÃO

25/03 (sábado) – 8h às 14h

ESF Ponche Verde

01/04 (sábado) – 8h às 14h