18 ABR 2023
SMTEL convida para o lançamento de trilha aquática no Rio Jacuí

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através das Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, de Governo e Meio Ambiente, firma parceria com o Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, com o propósito de valorizar as águas do nosso Rio Jacuí e fomentar o comércio e turismo local e regional.

O Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia é uma Trilha de Longo Curso (TLC) que segue os padrões da Rede Brasileira de Trilhas e seus três pilares fundamentais: conservação, recreação e saúde, e geração de emprego e renda. Além dos modais de caminhada e bicicleta que estão em desenvolvimento nos municípios de Santa Maria, Itaara e Ivorá, o Caminho passará a contemplar o modal aquático a partir do seu lançamento no dia 21 de abril, sendo a primeira trilha aquática do Rio Grande do Sul a ser inserida na Rede Brasileira de Trilhas.

O percurso da trilha aquática no Rio Jacuí tem como ponto de partida o Parque Estadual Quarta Colônia e segue pelo leito do rio passando pelos municípios de Nova Palma, Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca até chegar em Cachoeira do Sul, município limite do território do Corredor Ecológico da Quarta Colônia.

Ao longo da trilha, serão firmadas parcerias com a comunidade local para apoio aos visitantes (com alimentação, estadia, ponto de apoio/socorro por exemplo) com o intuito de fomentar o turismo de aventura e conservação no rio Jacuí.

Nos dias 21 e 22 de abril, um primeiro trecho da trilha será percorrido e sinalizado, ficando assim disponível como mais um atrativo turístico para os municípios envolvidos. As inscrições para participar estão abertas, e se encerram nesta quinta-feira (20).

Os demais trechos seguirão com a sua implementação, com novos eventos para a sua navegação a serem realizados.

Mais informações sobre a proposta e o evento (lançamento e participação na navegação), vide anexo.

Autor: Adrine Zigulich Martins