20 ABR 2023
Comissão Comunitária Pró-Medicina define próximas ações

A Comissão Comunitária Pró-Medicina Ulbra Cachoeira do Sul, designada através da Portaria 437/2023, esteve reunida na quarta-feira, dia 19, sob a coordenação da vice-prefeita Angela Schuh, para definir a agenda de trabalho com as próximas ações a serem realizadas pelo grupo.

Na pauta da reunião, foi analisada a Portaria nº 650, de 5 de abril de 2023, onde o Ministério da Educação trata do chamamento público para a autorização de curso de graduação de Medicina ofertado por instituição de educação superior privada. Além disso, foi tratada a importância de nova conversa oficial com a AELBRA, mantenedora da Ulbra, e da mobilização de prefeitos, vereadores, secretários e lideranças regionais das cidades cuja abertura do curso beneficiaria de forma direta.

A Coordenadoria Regional de Saúde também se prontificou a organizar reunião técnica entre sua equipe e o Ministério da Saúde. Para o Município, ficou a responsabilidade de organizar a liga de municípios interessados na mobilização Pró-Medicina. Um grupo também deverá ir a Brasília pleitear apoio político junto ao Ministério da Educação para abertura da faculdade de Medicina.

Quem estava presente na reunião coordenada pela vice-prefeita Angela Schuh:

- Luiz Aníbal Machado – presidente do Conselho Municipal de Saúde;

- Adelar Breitenbach – Médico oftalmologista;

- Júlio Lopes – coordenador da 8ª Coordenadoria de Saúde;

- Márcio Vieira da Cunha – Imprensa;

- Luciano Morschel – superintendente do HCB;

- Paulo Cezar De Ré – provedoria do HCB;

- Daniel Dottes – diretor da Procuradoria Jurídica do Município;

- Marcelo Figueiró – secretário municipal de Saúde;

- Celso Elesbão – representando a Ulbra.

Autor: Eloisa Uliana