23 MAI 2023
Obra de Rua Coberta entra na fase secagem do concreto

Tem levantado questionamentos da comunidade o fato de não se ver nos últimos dias movimentação de trabalhadores na obra da Rua Coberta. Mas há uma explicação técnica para isso. Até o final da próxima semana, está acontecendo o período de cura (secagem) do concreto das fundações onde foram assentados os pilares pré-moldados que foram colocados no local. Até essa cura ficar completa, é preciso aguardar.

Enquanto isso a empresa DM, responsável pela obra, está fabricando em seu galpão privado as tesouras metálicas da cobertura e fazendo tratamento contra ferrugem. Essa estrutura já virá pronta para o local. Depois, será colocada a cobertura em aluzinco e telhas translúcidas.

Na sequência do projeto, começa a instalação elétrica e a colocação dos elementos decorativos, que são pilares com fechamento em madeira e com iluminação interna. Nesta primeira fase são 5 pilares em cada lado da rua.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – A Secretaria de Planejamento está concluindo o projeto para a obra da praça de alimentação do local. A ideia inicial do prefeito José Otávio Germano é fazer uma parceria público-privada para construção de uma praça de alimentação em um lado e pequenos empreendimentos e prestadores de serviço no outro lado. Nesta parceria, o interessado ficaria responsável por executar o projeto e poderia explorá-lo por um determinado tempo. Os detalhes ainda não foram definidos.

Importante

A Rua Coberta está sendo construída na Ernesto Alves, ao lado da Praça Honorato de Souza Santos entre 7 de Setembro e Júlio de Castilhos. A construção terá um investimento de R$ 633 mil (1ª etapa), valor custeado através de emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Hann.

Nesta etapa ela tem 22 metros de comprimento por 14,8 metros de largura nesta primeira etapa. O prazo para execução é de 3 meses.

Uma pergunta

A Rua Coberta virá até a Rua 7 de Setembro?

Não. Após concluída a primeira e a segunda etapa do projeto, a Rua Coberta virá até a Travessa Francisco Gama (que hoje passa atrás do Camelódromo). A ideia é no futuro, após a transferência do Camelódromo, alargar essa rua para dar mais fluidez ao trânsito, colocando inclusive estacionamento oblíquo no local. O Camelódromo deve ser instalado na extensão da Rua Otto Mernak. Eles já tiveram encontro com o prefeito José Otávio e definiram por este local.

Autor: Patricia Miranda