24 AGO 2015
COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO
Neiron homologa licitação de restauro do Paço Municipal

O prefeito Neiron Viegas assinou na manhã desta segunda-feira (24) a homologação do processo licitatório para o restauro do Paço Municipal. A vencedora foi Construções Granzotto LTDA, de Aratiba/RS, com o valor de R$ 1.904.495,06. Seis empresas visitaram a obra e cinco participaram da licitação. Destas, três foram desclassificadas e a Granzotto venceu empresa Berenice Pinto da Costa Rodrigues, de São Gabriel, cobrando o menor valor pela empreitada global.

Além da equipe da Prefeitura, também acompanharam a homologação do documento representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul (Compahc) e integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal. Este grupo foi o responsável pela primeira parte do trabalho de recuperação do prédio, que a partir de convênio entre Prefeitura e Exército Brasileiro permitiu a troca da madeira do telhado, a colocação de novas telhas e o escoramento do segundo andar, dando segurança à estrutura e aos profissionais que irão atuar nesta nova etapa do trabalho.

O prefeito Neiron Viegas deu carta branca para que os membros do Movimento pela Restauração do Paço acompanhem diariamente o andamento da obra. “Este é o maior valor em obra licitado pelo nosso governo e todo o apoio e cuidado com este trabalho serão importantes”, destacou Neiron. O secretário de Planejamento, Cristiano Schumacher, resssaltou que o início da obra de restauro do Paço demarca a disposição do governo em preservar o patrimônio histórico do Município. “Esperamos que este restauro sirva de exemplo por ter um valor econômico e ser de boa qualidade”, sintetizou.

A coordenadora do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Elizabeth Thomsen, relembrou que o grupo se mobilizou e já nos primeiros meses do Governo de Neiron Viegas solicitou a obra de restauro no prédio. “Sabemos que quando o prefeito Neiron tomou a decisão de contrair esta dívida provavelmente teve algumas noites de insônia, pois é uma decisão muito difícil. No entanto, esta pronta adesão dele vai ficar na memória de todos”, elogiou Elizabeth.

O restauro do Paço será feito através de um financiamento do Programa Integrado de Melhoria Social (Pimes) mantido pelo Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul). O prazo previsto para execução da obra é de 18 meses a contar do dia em que for assinada a ordem de início do serviço, o que deve acontecer nos próximos dias. A arquiteta Aline da Rosa será a responsável técnica da Prefeitura por acompanhar o trabalho.