26 MAI 2023
SIM promove educação sanitária nas escolas

Nesta sexta-feira (26), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) representado pelas Médicas Veterinárias Luciane Müller Pedroso e Júlia Nenê Pedrotti e a estagiária Dieniffer Moraes estiveram realizando uma ação de Educação Sanitária na escola E.M.E.F Ataliba Brum.

A recepção foi feita pela diretora da escola Dione Alves Silva e a supervisora Valéria Elias Paschoal, e o tema abordado foi segurança alimentar para alunos do 5º ao 9º ano e professores da escola. Os alunos demonstraram bastante interesse durante a apresentação, onde foi possível dialogar e tirar as dúvidas sobre o tema.

Além de obrigatoriedade da fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, o SIM deve promover ações de educação sanitária por meio de palestras, reportagens, entrevistas em rádio e televisão ou outras formas de divulgação.

O objetivo da educação sanitária é desenvolver os membros da comunidade para melhorar as condições de saúde da população, proporcionando, principalmente a comunidade escolar, acesso à informação, ampliando conhecimentos e construindo conceitos em saúde pública, esclarecimentos sobre zoonoses, doenças transmitidas por alimentos (DTA’s), segurança alimentar e higienização correta das mãos e dos alimentos, para torná-los agentes multiplicadores e, consequentemente cidadãos conscientes e comprometidos com suas responsabilidades.

Essa palestra marca o início do projeto de educação sanitária junto a Secretaria Municipal de Educação (SMED). As instituições interessadas podem solicitar a realização da palestra junto a SMED ou ao SIM que durante o ano de 2023 realizará o cronograma de atividades.

Autor: Adrine Zigulich Martins