29 MAI 2023
Incidência de leptospirose motiva alerta da Epidemiologia

As nove notificações já contabilizadas em 2023 pelo setor de Vigilância Epidemiológica para casos de leptospirose em Cachoeira do Sul resultaram em um alerta emitido sexta-feira passada (26/05) pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). Deste total, detalha o setor em comunicado técnico, o pico ocorreu no mês de abril com maior concentração de casos suspeitos e confirmados, tanto na zona urbana como na zona rural do município. Foram nove laudos investigados até o momento, dos quais quatro confirmaram, outros quatro foram descartados e um aguarda análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (LACEN) para encerramento. Os casos confirmados são pacientes do sexo masculino, com idades entre 19 e 66 anos.

A leptospirose é um problema de saúde pública mundial, sendo endêmica em grande parte do mundo. Torna-se epidêmica em períodos chuvosos, devido às enchentes associadas a condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados. Deve se suspeitar de leptospirose quando o indivíduo apresentar quadro infeccioso febril, de início abrupto, cefaleia e mialgia, principalmente, dores nas panturrilhas, com exposição de risco a locais alagados ou com presença de roedores. Para evitar a doença devem ser tomados cuidados de não acumular lixo em casa, para evitar a proliferação de ratos, manuseio e transporte adequado dos resíduos domésticos, entre outros cuidados. O texto na íntegra do Alerta Epidemiológico emitido pelo DVS está em anexo.

Autor: Viviane Souza