30 MAI 2023
Vacinação contra a gripe atinge 44% da população-alvo na cidade

Às vésperas do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, previsto inicialmente para esta quarta-feira (31/05), a cobertura em Cachoeira do Sul atingiu 44,07% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde. Dos 41.666 cachoeirenses que integram o levantamento, 21.438 haviam procurado a imunização contra a gripe até o final desta segunda-feira. O desempenho da campanha no município segue o ritmo da vacinação em todo o estado, calculada até o momento em 44,59% da meta. A menor procura pelas doses, associada ao aumento dos casos de infecções respiratórias e internações hospitalares por este motivo, já havia motivado a liberação da vacina - desde o último dia 15 - para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. Há expectativa, ainda não confirmada pelos órgãos oficiais da Saúde, de prorrogação da campanha.

Na cidade, o grupo prioritário que mais aderiu à proteção contra a gripe foi o dos idosos, com 51,13% dos 19.007 usuários do SUS aguardados nesta faixa etária. Em nota oficial, a Secretaria Estadual da Saúde havia destacado que, embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença como gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais (obesidade, diabetes, imunossupressão, dentre outros).

A coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde, Patrícia Fagundes, lembra que independentemente da prorrogação da campanha nacional, os cachoeirenses que ainda não se imunizaram contra a Influenza poderão fazê-lo nas seguintes salas de vacinas: EAP Central/INSS e EAP Centro Social Urbano, ESFs Promorar, Carvalho, Barcelos, Tupinambá e Ponche Verde. A exceção será a tarde desta quarta-feira (31/05), quando as salas de vacinas não estarão atendendo neste turno, em decorrência da manutenção do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). Na manhã da quarta-feira e no dia seguinte, as salas retomam as atividades normalmente. Para organizar melhor o atendimento à população, os postos de saúde estarão distribuindo fichas por ordem de chegada, a fim de que a demanda acompanhe o volume do estoque de doses e a capacidade de atendimento de cada unidade.

ÓBITO REGISTRADO

A ampliação da oferta desta vacina teve como objetivo proporcionar à população não contemplada nos grupos de risco a proteção contra a gripe, contribuindo na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e baixa procura desta parcela de usuários durante o período de outono e inverno. Ainda em maio, o município registrou o primeiro óbito por Influenza em 2023, de uma paciente do sexo feminino, 83 anos, com comorbidades, não vacinada contra a doença.

VACINAÇÃO INFLUENZA

Locais: EAP Central (prédio do INSS) e EAP Centro Social Urbano, ESF Promorar, ESF Carvalho, ESF Barcelos, ESF Tupinambá e ESF Ponche Verde

Horário das salas de vacinação: 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min*

* ATENÇÃO: salas de vacina não operando na tarde desta quarta-feira (31/05) para manutenção do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Autor: Viviane Souza