02 JUN 2023
Cachoeira já tem a produtividade de grãos da safra 2022/2023

Cachoeira do Sul já tem a média de produtividade de suas principais culturas na safra 2022/2023. O laudo da safra de grão foi concluído em um encontro nesta quinta-feira (1º) entre a Prefeitura de Cachoeira do Sul (Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária), Emater-RS/Ascar, UCR, STR, Cotricasul, Afubra, Sicredi, Irga, Cotribá, IBGE, RL Agro e Banrisul.

O encontro projetou ainda a estimativa de produtividade da safra de inverno para o município. Após relatos e troca de informações entre as entidades, o grupo definiu os números. O único número que houve divergência entre os dados relatados e os dados utilizados pelas entidades vinculadas foi em relação ao arroz, onde o Irga, instituto que faz a gestão da cultura, obteve um fechamento de 8.250 Kg/ha e o grupo chegou no consenso de 7.643,5kg/ha.

Com relação à soja, comparando a média do fechamento de 2022 que foi de 23 sacos/ha, no ano 2023 a média ficou em 21 sacos/ha. Essa diferença de queda de 2 sacos de rendimento por hectare causa um impacto que pode chegar a mais de R$ 26 milhões em perdas. A principal justificativa para esta diminuição é a longa estiagem que o município enfrentou durante o verão.

INVERNO - Para a safra de inverno 2023 a intenção de plantio é que menor que a de 2022, fato que deve acontecer principalmente devido aumento dos custos com a produção da lavoura e a previsão de grande quantidade de chuva para inverno.

Uma das novidades para a safra de inverno em Cachoeira do Sul neste ano é o plantio de colza (usada na produção de óleo de canola) com 1950 ha e da triticale (usada na alimentação animal), com previsão de 1.440 ha de plantio.

Safra 2022/2023

Milho

Área (ha): 6320

Produtividade (Kg/ha): 4180