26 SET 2018
TRABALHO E AÇÃO SOCIAL
VI Conferência dos idosos é sábado (29) na Ulbra

O Conselho Municipal de Assistência ao Idoso e Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, em parceria com a ULBRA promove neste sábado (29) a VI Conferência Municipal da Pessoa Idosa e o 3º Encontro Comai de Cachoeira do Sul.

O tema da conferência é “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

O objetivo da VI Conferência é refletir sobre os aspectos conceituais, estratégicos, políticos e operacionais do controle social nas ações de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas, reafirmando as competências, compromissos e corresponsabilidades dos órgãos governamentais e dos demais atores.

Eixos para discussão

Eixo 1: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.

Subeixos:

1.1) Saúde

1.2) Assistência Social

1.3) Previdência

1.4) Moradia

1.5) Transporte

1.6) Cultura

1.7) Esporte

1.8) Lazer

Eixo 2: Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

Eixo 3: Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

Eixo 4: Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Após as discussões serão escolhidas demandas prioritárias e os delegados para participarão da conferência estadual.

3º Comai

No 3º Encontro Comai serão reunidos os grupos de convivência de idosos existentes no Município, muitos deles participantes das atividades ofertadas nos Centros de Referência de Assistência Social da secretaria do Trabalho e Ação Social. Para o Encontro foram organizadas atividades recreativas como estações de atividades físicas, dança e descontração.