09 JAN 2018
TRABALHO E AÇÃO SOCIAL
Ministério das Cidades garante R$ 2,8 milhões do Cartão Reforma para Cachoeira

O Ministério das Cidades divulgou a lista com 95 municípios selecionados pelo programa Cartão Reforma. Nesta etapa foram contemplados municípios em 12 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul com 22 municípios. Dentre esses está Cachoeira do Sul com o terceiro maior recurso destinado ao Estado, ficando atrás apenas de Pelotas e Viamão. Cachoeira do Sul receberá um montante de R$ 2.829.000,00. A verba para contratação de equipe de Assistência Técnica já foi repassada ao município, no valor de R$ 369.000,00. Já o valor que beneficiará as famílias inscritas no município será de R$ 2.460.000,00. Equipe do Cartão Reforma teve um trabalho intenso durante 10 dias para garantir que 266 famílias tenham a possibilidade de ser beneficiadas.

O valor total do investimento no país é de R$ 100,4 milhões. O programa Cartão Reforma é voltado para famílias de renda mensal de até R$ 2.811,00 para que reformem suas residências. O benefício é pago pelo governo e serve para compra de materiais de construção, sendo a mão de obra custeada pela própria família beneficiada. Além disso, as famílias receberão assistência técnica de profissionais Engenheiros, Arquitetos e Técnicos Operacionais para fiscalização e orientações nas obras residenciais.

Simoni Silva, Coordenadora Geral do Cartão Reforma no município, comemora a conquista: “Foram prazos exíguos, mutirões dioturnos, e grande mobilização entre diferentes setores da Prefeitura. Tudo para que fossem alcançadas o máximo de famílias dentro das áreas de trabalho. Cada um teve papel fundamental. O próximo passo exige ainda maior cuidado, pois definitivamente o recurso é da cidade”.

Próximos Passos:

– Cachoeira do Sul apta a receber a verba federal, pode avançar para os próximos passos, sendo a divulgação de um edital de contratação de empresa para prestar assistência técnica às famílias do cartão reforma.

– A lista com as famílias que serão beneficiadas tem previsão para sair ainda este mês e será divulgada pelo site do cartão reforma: http://www.cartaoreforma.cidades.gov.br/ além do site da Prefeitura.

– Com a contratação realizada e com a lista de beneficiários, serão realizadas as primeiras visitas técnicas nas residências das famílias para início das obras que estão previstas para o segundo semestre de 2018.

– Aos lojistas de Cachoeira do Sul, atenção para os editais de inscrição. É muito importante que se inscrevam para participar. O valor repassado para os beneficiários será totalmente para compra de materiais de construção nas lojas credenciadas, incentivando também o comércio local.

Importante

Quem tiver dúvida dele entrar em contato através do e-mail cartaoreformacs@gmail.com ou 51. 3724 6016.