14/12/2017
Stas inaugura o Cras Zona Norte

A Secretaria de Trabalho e Ação Social (Stas) inaugurou nesta quinta-feira (14) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Zona Norte. O novo serviço atenderá moradores dos bairros Funcap, Habitar Brasil 1, 2 e 3, Marina, Oliveira, Otaviano, Promorar e Quinta da Boa Vista. A principal proposta é ampliar e qualificar o atendimento dos serviços do Sistema Único de Assistência Social na Proteção Básica.

O prédio que fica na Rua Cândida Fortes Brandão é alugado e foi adaptado para oferecer serviços como: grupo de mulheres, atendimento individual, fortalecimento dos vínculos para mulheres, crianças, adolescentes e idosos e cadastro único. Para isso haverá na equipe dois entrevistadores, uma recepcionista, duas psicólogas, duas assistentes sociais, um serviços gerais, um agente de esportes e um educador social. Ele será coordenado pela assistente social Silvia Bittencourt de Lima.

Com a inauguração novo Cras, Cachoeira do Sul passa a contar com três unidades: uma na zona norte, uma no Bairro Noêmia e outra no Frota. Todos eles oferecem serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Atenção com a zona norte

O vice-prefeito Cléber Cardoso destacou que a inauguração do Cras Zona Norte mostra o cuidado que o governo tem com a região. “Prova disso é que em julho inauguramos a UPA, já tivemos mutirões de bairros e agora a inauguração do Cras. Vontade de fazer faz a diferença em todas as áreas. Esse novo Cras permitirá que a comunidade não precise se deslocar tão longe para ser atendida”, ressaltou Cléber. Ele enfatizou ainda que cada atendimento deve ser feito com muito carinho, pois a comunidade merece toda a atenção.

O Secretário de Trabalho e Ação Social Nilton Fortes lembrou que abrir o Cras Zona Norte era uma meta definida no início de 2017 quando iniciou a gestão do Prefeito Sergio Ghignatti. “Abrir este espaço era fundamental. Era um clamor da comunidade”, destacou. Nilton lembrou ainda das melhorias do Cras Frota, que ganhou novo endereço este ano (Rua Liberato com Conde de Porto Alegre) e o novo lar dos meninos e meninas, que agora estão em uma casa com melhor estrutura