16 JAN 2024
Prefeitura deu as orientações para quem trabalhar na Praia Nova

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Smtel) e a Secretaria da Saúde, através do Departamento de Vigilância e Saúde (DVS), recebeu na tarde desta terça-feira (16) os primeiros inscritos para atuar no comércio alimentício na Praia Nova na temporada de verão 2024.

O encontro com os vendedores foi um momento de orientação, de falar sobre a nova proposta e da estrutura atual da Praia Nova. “Agora vocês serão nossos parceiros para ajudar a cuidar do balneário. Precisam trabalhar em conjunto e primarem pelo coleguismo e harmonia durante o veraneio”, destacou o secretário da Smtel, Itamar Luz.

Até agora são 30 inscritos. Eles precisam agora encaminhar duas licenças específicas para começar a trabalhar: o alvará de licença junto à Smic e na sequência o alvará sanitário no DVA. Ambos serão feito na hora. “Basta ir na Smic com a ficha de inscrição, CPF ou MEI e endereço. Vamos fazer tudo na hora. Com este alvará em mãos, basta ir ao DVS para providenciar o alvará sanitário, que também planejamos que seja emitido na hora”, explica o diretor da Smic, Rafael Quadros. Com os dois alvarás em mãos, o empreendedor já pode começar a trabalhar na Praia Nova no horário das 6h da manhã até meia noite, todos os dias da semana. O prazo de inscrição aos interessados segue aberto até 25 de janeiro.

FOOD TRUCKS – Uma das orientações do encontro é que os comerciantes que forem utilizar pontos fixos com food trucks, devem ocupar a área onde antes ficava a parada de ônibus. Não será possível parar o veículo na orla da Praia Nova. Neste local, somente ambulantes poderão circular. No ponto definido para o estacionamento dos food trucks é onde foi instalado 10 pontos de energia elétrica para que eles possam utilizar em seus veículos.

Mais orientações

- Não haverá demarcação de lugar pela Prefeitura para o food trucks,

- Os resíduos sólidos produzidos pelo comerciante ou seus clientes devem ser recolhido pelo comerciante e levado até o contêiner,

- Campistas não podem comercializar produtos na Praia Nova,

- Não é permitido apresentação de música ao vivo no food trucks,

- É permitido colocar cadeira para os clientes,

- Não permitido fazer o cadastramento no nome de uma pessoa e colocar outra para trabalhar no local. Quem for cadastrado deve estar no local,

- Não há água potável no balneário. É preciso oferecer álcool 70% para higienização das mãos dos clientes e cada um precisa levar sua água para uso durante o dia,

- Quem tiver gerador de energia, deve usá-lo para evitar risco de sobrecarga na rede.

- O DVS entregou a cada um informativo com orientação aos vendedores de alimentos abordando questões como: higiene, manuseio dos alimentos, armazenamento, uso de materiais adequados e cuidados com contaminação dos alimentos.

Quem já está inscritos

1 - Angélica

Alimentos

2 - Lucia da Silva