A Prefeitura Municipal, através de uma ação conjunta de diferentes secretarias, deflagrou nesta quinta-feira (22/02) uma campanha preventiva à dengue nos bairros da cidade. A primeira etapa ocorreu durante a manhã no Bairro Promorar, sob a coordenação do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mobilizando oito equipes integradas por agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde nas tarefas de vistoria às residências e estabelecimentos comerciais e de transmissão de orientações aos ocupantes destes imóveis.
Na incursão pelo bairro, os servidores percorreram 412 imóveis, nos quais puderam entrar e investigar focos do mosquito transmissor da doença em 274 endereços. O total de 138 deles estavam fechados e não puderam passar por averiguação dos agentes da Vigilância Epidemiológica. Em uma análise geral feita pelas equipes, explica o coordenador do DVS, Luís Carlos Adorne, foi grande o volume de entulhos e de criadouros do Aedes aegypti detectados na região, com larvas do inseto acumuladas em recipientes diversos e piscinas de plástico. Nos casos específicos de contaminação em reservatórios maiores de água, os servidores recorrem a um produto em forma de pastilhas, que são aplicados na hora.
Os moradores das casas são orientados a procederem a limpeza criteriosa das áreas externas e a evitarem o acúmulo de materiais sem uso, com especial atenção aos vasos de plantas e potes destinados aos animais de estimação. Nas áreas abertas onde são detectados focos, as equipes fazem o agendamento para pulverização do produto que elimina as larvas e insetos, trabalho que é desenvolvido nos períodos nos quais a circulação dos mosquitos acontece, geralmente à tardinha e à noite. No Bairro Promorar, conforme a organização do evento, foi considerável a quantidade de materiais descartados recolhida em frente às propriedades pelo caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma das pastas apoiadoras da campanha.
ESFORÇO COLETIVO
Além da Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, estão apoiando a frente de combate à dengue na cidade as secretarias de Obras, Meio Ambiente e a Defesa Civil. A proposta do governo municipal é mobilizar recursos humanos e materiais das demais pastas a fim de envolver a população nos cuidados de prevenção à doença. Segundo a base de dados da Secretaria Estadual da Saúde, nesta quinta-feira (22/02) são 24 notificações para dengue em Cachoeira do Sul, das quais 10 casos tiveram diagnóstico confirmado e 13 permanecem sob investigação, com um laudo descartado para a doença. Conforme comunicado oficial do DVS, emitido nesta quarta-feira pela SMS, já são quatro internações hospitalares motivadas por dengue desde o início deste ano no município. O próximo mutirão contra a dengue acontece dia 29 no Bairro Oliveira, das 8h às 12h.
NÚMEROS DO PROMORAR
Quarteirões percorridos – 21
Propriedades visitadas – 412
Propriedades vistoriadas – 274 (entraram e eliminaram os focos)
Propriedades fechadas - 138 (imóvel sem acesso)
Recusas de moradores – 23 (acessos não autorizados pelos moradores)
AGENDA DOS MUTIRÕES
8h às 12h
29/02 – Bairro Oliveira
07/03 – Bairro Oliveira
14/03 – Bairro Noêmia
Fotos: Flávio Rodrigues e Viviane Souza