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JAN
20
20 JAN 2025
Procura pela Ouvidoria do SUS foi 37% maior em 2024
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A Ouvidoria do SUS, em funcionamento na Secretaria Municipal da Saúde, registrou um crescimento de 37,82% no volume de acionamentos pelo público ao longo de 2024. Setor encarregado da intermediação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os serviços públicos da área, a Ouvidoria configura-se no principal meio de acesso às demandas encaminhadas pelos contribuintes, seja para os relatos de solicitações, denúncias, reclamações, elogios ou busca por informações. “Queremos padronizar o setor como ponto principal de relacionamento e acolhimento dos usuários”, enfatiza a secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto, esclarecendo que cabe ao setor direcionar as necessidades aos setores competentes da SMS, bem como formalizar os diferentes pedidos e sugestões da comunidade no sistema informatizado do Ministério da Saúde. “Temos compromisso com a transparência e com o aprimoramento contínuo da saúde municipal”, destacou a gestora.

Conforme levantamento anual divulgado pela secretaria, as formas de acesso preferenciais dos contribuintes cachoeirenses continuam sendo o contato presencial (na sede da SMS) e o telefone (que somam juntos 73,9% do total de registros), mas com a adoção do aplicativo de mensagens instantâneas (whatsapp) a partir de setembro do ano passado, a ferramenta já somou 14,3% das manifestações. “A tecnologia nos auxilia a ampliar e democratizar o acesso ao serviço, ao mesmo tempo em que registra os acionamentos e possibilita o acompanhamento da tramitação dos temas pelos autores das demandas”, explica a Ouvidora do SUS em Cachoeira do Sul, Viviane Souza.

Os temas mais abordados pelos usuários dos serviços públicos de saúde ao longo do ano passado diziam respeito às operações dos postos de saúde, farmácias básica do SUS e de especialidades, e protocolos da Regulação da SMS, que se referem ao agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos. A Ouvidoria do SUS opera de segundas às sextas-feiras, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 16h30min, com atendimento presencial no prédio do antigo Hospital da Liga, 2º andar, sala 10 A.

 

 

OUVIDORIA DO SUS

Fone/whats: (51) 9 9906-7384

 

* Total de manifestações

2024 - 312 (acréscimo de 37,82%)

2023 – 194

 

* Formas de acesso ao serviço mais adotadas

2024 – Presencial (46,7%), telefone (27,2%) e whatsapp (14,3%)

2023 - Presencial (61,9%), telefone (36,1%) e whatsapp (canal não existia)

 

* Os tipos de manifestações

2024 – Reclamação (49,5%), solicitação (33%), denúncia (9,3%), informação (4,6%)

2023 - Reclamação (60,3%), solicitação (15,1%), denúncia (6,2%), informação (7%)

 

* Temas mais abordados em 2024

Atenção básica à saúde (assuntos relativos aos atendimentos em postos de saúde e UPA, farmácias, entre outros), atendimento especializado (saúde mental, SAMU, Ambulatório Vida), Regulação do SUS (agendamento de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos) e Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

 

COMO FUNCIONA O SERVIÇO

O que é: canal de intermediação entre usuários do SUS e a gestão municipal da saúde

Formas de manifestação: denúncias, elogios, pedidos de informação, sugestões ou reclamações (podem ser identificadas, sigilosas ou anônimas)

Canais de contato:

Telefone/whats: (51) 99906-7384

E-mail: ouvidoriadosuscachoeira@gmail.com

Acesso gratuito: 0800 645 0644 (Secretaria Estadual da Saúde) ou 136 (Ministério da Saúde)

Atendimento presencial: Sede da Secretaria Municipal da Saúde (antigo Hospital da Liga), sala 10A situada no 2o andar, na Rua Coronel João Leitão, 1055, Bairro Barcelos.

Autor: Viviane Souza
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