A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta terça-feira (18) a entrega de gêneros alimentícios não perecíveis, perecíveis e carne para garantir a alimentação escolar de 5.637 estudantes de 38 escolas (EMEIs, EMEFs e conveniadas) da rede municipal de ensino de Cachoeira do Sul. As entregas, que devem se estender até o final desta semana, somam cerca de 11 toneladas de alimentos e um investimento de R$ 106.417,98.
Os alimentos serão destinados a atender as modalidades creche, pré-escola, fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), garantindo uma alimentação completa, nutritiva e gratuita, com cardápios próprios para cada modalidade de atendimento e elaborados por nutricionista responsável técnica, baseados no que preconiza o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). O número de refeições para cada modalidade de atendimento é de acordo com o tempo de permanência do estudante no ambiente escolar.
De acordo com a chefe do setor de Alimentação Escolar, a técnica em nutrição Marcela Trojahn Nunes, a entrega dos alimentos nas escolas da zona urbana é feita pelos próprios fornecedores. Já a entrega para as escolas do campo é feita pela Smed, que armazena todos os itens na sua Central de Recebimento e Distribuição da Alimentação Escolar e realiza a entrega para cada uma das escolas durante a semana.
Todos os alimentos foram adquiridos por meio de registro de preços e incluem itens como batata, banana, cenoura, maçã, manga, ovos, tomate, arroz, feijão, leite, biscoito, carne de frango (coxa e sobrecoxa) e carne moída.
Marcela ressalta que todas as escolas iniciaram suas atividades nesta segunda-feira com um estoque estratégico de alimentos para a primeira semana de aula. A entrega desta semana reforça os alimentos já armazenados e garante novos itens para diversificar o cardápio dos estudantes.
Importante:
A entrega de alimentos perecíveis e carnes ocorre quinzenalmente. Já os gêneros alimentícios não perecíveis têm entrega agendada mensalmente.