Atividades físicas, orientações dos serviços socioassistenciais, brinquedos e o cultivo de laços familiares e comunitários marcaram o evento celebrado nesta quinta-feira, dia 15 de maio.
Na tarde desta quinta-feira, 15 de maio, a Praça Adolfo Friedrich, no bairro Marina, foi palco da celebração ao Dia Internacional da Família.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras/Zona Norte), reuniu usuários do serviço e moradores Região Norte em uma tarde de atividades, integração e valorização dos laços comunitários e familiares. Das 14h às 16h, a programação contou com diversas atrações para todas as idades.
Houve momentos de atividade física conduzidos por educador físico da SMDS, proporcionando bem-estar e movimento aos participantes. A saúde também foi foco da ação, com serviços de verificação de pressão arterial realizados pelos alunos do curso técnico em Enfermagem da Escola HCB, garantindo atenção básica e cuidado ao público presente. A comunidade também teve acesso a orientações sobre os serviços da rede socioassistencial, incluindo informações sobre o serviço de Cras, Cadastro Único, programas como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), além de esclarecimentos sobre os direitos e benefícios sociais. Para as crianças, a diversão foi garantida com a carreta de brinquedos do parceiro Cachoeira Kids, que trouxe pula-pula, piscina de bolinhas e escorregador, transformando a praça em um espaço de alegria e ludicidade. Música e animação completaram o clima festivo da tarde. Não faltaram também os momentos de confraternização, com distribuição de bolo, pipoca e suco para os participantes, promovendo um ambiente acolhedor e familiar.
A ação teve o importante apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela limpeza e preparação da praça, e da Secretaria Municipal de Saúde, a qual colaborou na organização dos serviços de atendimento básico de saúde. Segundo a coordenadora do CRAS Zona Norte, Anádia Severo, o evento foi pensado para reforçar a importância das famílias e da convivência comunitária: “O serviço social existe em razão das pessoas.
Celebrar o Dia da Família é lembrar que a união, o cuidado mútuo e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários são essenciais para uma sociedade mais justa. Nossa missão é promover esse acolhimento e mostrar que ninguém está sozinho.” Saiba mais sobre o serviço desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social Os Centros de Referência da Assistência Social são equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cachoeira do Sul e compõem à Proteção Social Básica (PSB). São a porta de entrada para os serviços da Assistência Social. É onde as famílias buscam apoio, orientação e acesso a direitos.
Além do Cadastro Único, o Cras Zona Norte oferta outros dois serviços: o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que promove atividades em grupo com foco na socialização, no desenvolvimento de habilidades e do protagonismo.
As atividades ocorrem nos seguintes dias e horários:
Grupo de crianças – Terças-feiras, das 9h30 às 10h30;
Grupo de adolescentes – Terças-feiras, das 14h às 15h;
Grupo de idosas – Quartas-feiras, das 9h às 10h;
Grupo de crianças e adolescentes (futebol) – Sextas-feiras, das 14h às 15h45.
Há, também, encaminhamentos à rede de atendimento e o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que inclui acolhidas individuais, atendimentos particularizados, encaminhamentos a outros serviços da rede de assistência e oficinas com famílias, além de ações comunitárias que promovem a inclusão e o acesso a direitos, a exemplo de oficinas com famílias sobre condicionalidades do Programa Bolsa Família e oficinas com famílias realizadas quinzenalmente, às quintas-feiras, das 14h às 15h30.
Além do Cras Zona Norte, no município há outras duas unidades: Cras Frota (Bairro Frota) e Cras Cidadania (Bairro Tibiriçá).