O prefeito Leandro Balardin reafirmou, por meio de decreto a ser publicado nesta quinta-feira (19), a redução da tarifa do transporte coletivo urbano no município. A medida passa a valer a partir da zero hora do dia 23 de junho de 2025.
Com a determinação, o valor da tarifa pública será de R$ 5,70, enquanto a tarifa escolar será reduzida para R$ 2,85.
A empresa operadora do transporte público solicitou, inicialmente, o aumento da tarifa para 6,70. Após, declarou que havia inconsistências no próprio cálculo e solicitou que a nova tarifa fosse 6,40. Durante a reunião do Conselho Municipal de Transportes, na noite da quarta (18), o representante da TNSG recuou e disse que aceitava apenas a manutenção de 6 reais no valor da passagem.
Segundo o prefeito Leandro Balardin, a decisão pela redução foi baseada em metodologia técnica elaborada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade com a validação dos índices econômicos do GEIPOT, do Ministério dos Transportes. Ainda conforme o decreto, todos os cálculos levaram em conta os acordos trabalhistas e a recomposição salarial da categoria profissional do setor.
"A redução da passagem reforça o nosso compromisso com a mobilidade urbana e o acesso justo ao transporte público" declarou o prefeito.