O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, anunciou nesta quarta-feira (23/07) a criação de uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), com previsão de início das atividades em 2026. O anúncio foi feito ao lado da secretária municipal de Educação, Carla Zinn, e de sua equipe.A nova escola será instalada ao lado da Igreja Santo Antônio, no prédio que atualmente abriga famílias desalojadas pela enchente. O local já conta com projeto para adequação da rede elétrica, e o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) está em fase de tramitação.
Atualmente, 117 crianças de zero a três anos aguardam vaga na rede municipal de educação infantil. Segundo a secretária Carla Zinn, a ampliação da oferta é uma meta prevista tanto no Plano Nacional quanto no Plano Municipal de Educação, que completa 10 anos em agosto. “Vivemos um desafio histórico no que se refere à garantia desse direito. Com a nova escola, poderemos atender essa demanda”, destacou.
A nova EMEI contará com salas planejadas para oferecer um atendimento adequado à primeira etapa da educação básica, seguindo os parâmetros de qualidade da educação infantil. O prefeito ressaltou o compromisso da gestão com a primeira infância. “Nosso objetivo é zerar a lista de espera das crianças de zero a três anos, e esse é um passo fundamental para isso”, afirmou Balardin.
Texto: Patrícia Miranda
Foto: Max Rosa e Tina Schirmer