A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo - SMEDT atua em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Cachoeira do Sul em mais um projeto de extensão.
O Projeto "CACHOEIRA DO SUL: Para conhecer - Para valorizar" tem como objetivo criar ideias-conceito para serem utilizadas em lembranças que representem o patrimônio cultural da cidade de Cachoeira do Sul. O projeto pretende elencar edificações e pontos de interesse a serem explorados na elaboração das ideias-conceito; contribuir para a divulgação de edificações e potenciais pontos turísticos através de produtos que explorem distintas percepções sensoriais; pesquisar referências de produtos inovadores e que sejam atrativos para diferentes faixas etárias; estimular a participação da comunidade local, envolvendo artistas, artesãos e empreendedores na produção das lembranças.
De acordo com a Professora Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui, coordenadora do projeto, "A cidade de Cachoeira do Sul possui um valioso patrimônio cultural que até o momento tem sido subutilizado em termos de souvenirs e recordações. Apesar de ser reconhecida pelos visitantes, parte significativa da comunidade local ainda não atribui o devido valor a esse patrimônio. Com base nessa constatação, este projeto tem como objetivo preencher essa lacuna, contribuindo para a valorização e preservação do patrimônio cultural do município de Cachoeira do Sul".
Espera-se que a realização deste projeto de extensão permita a criação de uma linha diversificada de ideias que possam ser aplicadas à fabricação de lembranças/souvenirs; e o fortalecimento do turismo levando a história e a imagem do município para além de suas fronteiras físicas.
No final de junho, foi realizada a primeira reunião com o foco na valorização de produtos de fabricação artesanal. Na oportunidade estiveram presentes, além do Secretário André Bessow e da Adjunta, Livia Lima, da SMEDT, duas associações de artesanato do município, Associação dos Artesãos de Cachoeira do Sul - ASSOARTE e Associação Cachoeirense do Artesanato - ASCART, e a confeiteira Fernanda Agne. Na oportunidade, a professora coordenadora e as alunas bolsistas do projeto - Anna Carolina Furin e Lauren Miranda, apresentaram como o patrimônio cultural de Cachoeira do Sul pode ser explorado sob este aspecto - souvenirs.
As ideias estão em processo de construção e a comunidade pode ajudar, respondendo o questionário pelo link https://forms.gle/DRZCW1WqMdYzfCfq6
O projeto já tem sua rede social: https://www.instagram.com/p/DMQaUYhRa82/?igsh=ZWk5OXdrYzI1cTAw
Texto: Livia Lima